Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oito homicídios, cerca de 12 tentativas e somente um acusado preso

Crimes CalafateEm menos de 30 dias já foram registrados 8 homicídios nos arredores do Calafate. Em apenas 1 dos casos o acusado foi detido pelos moradores, que o lincharam antes de entregá-lo à Polícia Militar.

A região do Calafate é composta de 12 bairros: Portal da Amazônia, Laélia Alcântara, Wilson Ribeiro, Novo Calafate, Conjunto Jequitibá, Waldemar Maciel, Nova Morada, Conjunto Aroeira, Itatiaia, São Miguel, Vila Betel e Mauro Bittar.

Do início do bairro, entre o trevo da Estrada da Floresta, até o ponto final do ônibus no bairro São Miguel, são exatos 8 Km de extensão em linha reta. Porém, a maioria dos bairros possuem ruas intrafegáveis, becos e terminam em matagal. São muitos casos para pouca área.

Dia 6 – Os crimes mais graves começaram no dia 6 de fevereiro, quando o corpo da dona de casa Maria Madalena Moraes Campos, 27 anos, foi encontrado enterrado dentro da casa do namorado, um suposto missionário evangélico de nome Roberto da Silva Araújo. Ela foi vítima de um assassinato macabro com requintes de crueldade.
crimes1
O crime ocorreu na Rua Juazeiro, Conjunto Waldemar Maciel, bairro Calafate. A vítima foi asfixiada com uma sacola plástica, teve as mãos e os pés amarrados e o corpo enterrado dentro da casa do namorado.

Na noite do dia 6 de fevereiro, horas depois que o corpo de Maria Madalena foi encontrado enterrado na casa do namorado Roberto da Silva Araújo, moradores do Conjunto Waldemar Maciel incendiaram a casa de Roberto. Depois conseguiram capturá-lo no meio da rua.
O homem foi linchado a socos, pontapés e agredido a golpes de ripa e terçado, tendo uma das mãos decepada durante o linchamento.

Dia 21 – Na noite de quinta-feira (21), o jovem Dianis Oliveira dos Anjos caminhava na Rua João Pessoa no Conjunto Nova Morada, bairro Calafate. Ao parar na esquina, dois homens que estavam em uma moto passaram e o garupa sacou de uma arma de fogo. Ele efetuou 2 tiros em direção a Dianis, que foi atingido nas pernas.
crimes6
A vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco, sem saber quem teria investido contra a sua vida. Até o momento, a polícia não conseguiu identificar ou prender os acusados.

Dia 23 – Ismael da Silva Araújo, 20 anos, foi alvejado por um disparo de arma de fogo no bairro Novo Calafate. Ele morreu após dar entrada em estado grave.
crimes5
Segundo testemunhas, um homem desconhecido – e que teria uma rixa com Ismael – teria simplesmente chegado próximo e vítima e dado o disparo. A polícia investiga o caso, mas já sabe que o crime teria motivação no tráfico de drogas.

Dia 24 – Antônio Pablo, 22 anos, foi vítima de tentativa de homicídio. O crime aconteceu na manhã de domingo, 24, quando ele caminhava na Rua Castanheira, Loteamento Portal da Amazônia, no bairro Calafate.
crimes4
De acordo com testemunhas, Antônio foi atacado por três homens identificados pelos nomes de: Chico, Sargento e Jadison. Eles estariam armados de terçado e de faca.

Segundo o que a polícia conseguiu apurar, a tentativa de homicídio contra Antônio Pablo seria uma vingança e teria motivação no tráfico de drogas na região. A polícia também descobriu que na madrugada Antônio Pablo teria atirado em um homem, mas errou o tiro.

Dia 27 – No final da manhã de quarta-feira (27), parentes do pedreiro Carlos Roberto da Silva Marcelino, 28 anos, que estava desaparecido desde a manhã do último dia (24), encontraram o corpo enterrado de cabeça para baixo em um matagal localizado no final da Rua Castanheira, bairro Portal da Amazônia.
crimes7
De acordo com informações de familiares da vítima na noite de sábado, 23 e madrugada de domingo (24) Carlos Roberto consumia bebida alcoólica e entorpecente em companhia de Antônio Pablo 22 anos e outras pessoas.

A morte do pedreiro teria relação com a tentativa de homicídio a Antônio Pablo, crime ocorrido no dia 24.

Dia 2 de março – Na noite de sábado (2), o presidiário em liberdade condicional Thiago Silva Gonçalves, 28 anos, foi alvejado com quatro tiros na Rua ‘S’ do Conjunto Wilson Ribeiro, região do bairro Calafate. Os disparos atingiram as pernas e o peito da vítima.
crimes2
De acordo com parentes do rapaz, os tiros foram efetuados por um homem identificado pelo apelido de ‘Nego Gilson’.  Após atirar em Thiago, o acusado teria gritado que o crime foi encomendado por um detento do presídio estadual que estaria cobrando um ‘vacilo’ da vítima.

Dia 03 – Rapaz de 18 anos é alvejado a tiros no bairro Novo Calafate
crimes3

Vítima deu entrada no Pronto Socorro levando no bolso um revólver calibre 38. A tentativa de homicídio contra o jovem Samuel da Silva Araújo, 18 anos, aconteceu na noite deste domingo (3), na Rua Chico Mendes, bairro Novo Calafate.

De acordo com testemunhas, o rapaz teria discutido com um homem que estaria armado de escopeta e a vítima teria efetuado um tiro nas pernas do desconhecido que revidou com um tiro no abdômen de Samuel.

De acordo com a polícia, Samuel Araújo era irmão de Ismael Araújo, que foi morto a tiros no dia 23 de fevereiro, no bairro Novo Calafate.

Sair da versão mobile