Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Astério reconhece ‘quebra’ de equipamentos de radioterapia no Hospital do Câncer, mas garante atendimento a pacientes

O discurso do deputado Chagas Romão (PMDB) na tribuna da Aleac, na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, pautou o debate no parlamento. O deputado de oposição denunciou que os equipamentos de Radioterapia do Hospital do Câncer, em Rio Branco, estão quebrados e não existem medicamentos para a realização de outro procedimento vital no tratamento de doenças cancerígenas, no caso a Quimioterapia.

“Há mais de 20 dias que os equipamentos de Radioterapia estão quebrados. Para Quimioterapia faltam medicamentos. A saúde humanizada fica a desejar. Hoje mesmo recebi pessoas na minha casa denunciando isso. Se não pode tratar aqui, pra que se tem um hospital? É melhor voltar o TFD”, disparou o parlamentar.

Em apoio à fala do deputado peemedebista, o governista Walter Prado (PEN) diz ser solidário a causa levantada por Romão (PMDB) e fará o possível para uma solução rápida e efetiva para o fato. Disse, também, que duas medicações não podem ser interrompidas, os medicamentos que tratam do câncer e das hepatites.

Logo em seguida, o líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN) reconheceu o problema, mas informou que todas as medidas estão sendo tomadas para que os pacientes não sejam prejudicados em seu tratamento. Ainda de acordo com Astério, as pessoas estão sendo encaminhadas para Porto Velho-RO e Barretos-SP para a realização do tratamento.

“Quero dizer que reconhecemos esse problema, mas já estamos solucionando. Tudo quebra. E esse equipamento é importado, não há técnicos aqui para consertar. O técnico vem do exterior. Já está sendo feito esse procedimento para a vinda desse profissional. Quanto aos medicamentos para a Quimioterapia, esses estão em fase de aquisição. Trata-se de dinheiro público”, frisou o líder do Executivo no parlamento.

Sair da versão mobile