Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha da Fraternidade 2013 é apresentada na Aleac

FraternidadeUm requerimento do deputado José Luís Tchê (PDT) proporcionou, no grande expediente da Aleac desta quinta-feira, 7, a divulgação da Campanha da Fraternidade 2013 da Igreja Católica.

Na solenidade estavam presentes diversas autoridades, entre elas o bispo da arquidiocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez; o padre Mássimo Lombardi além da secretária municipal de Juventude, Themilles Silva. Representando o governador Tião Viana estava o secretário de Desenvolvimento para a Ação Social, Antônio Torres.

Com o lema ‘Eis me Aqui, Envia-me’, a campanha visa despertar na sociedade a preo-cupação para a elaboração de políticas públicas voltadas para os jovens. O autor do requerimento, o deputado Luís Tchê apresentou dados, que, segundo ele, preocupam.

“Nossa juventude tem seguido caminhos tortuosos. A manifestação da nossa juventude tem sido de violência. Dados afirmam que de 18 a 24 anos a taxa da população carcerária jovem é de 30%. De 25 a 29, a taxa é de 26%. No geral, de 15 a 29 anos, a população prisional é de 50%”, disse o parlamentar.

Já o bispo de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez ressaltou a importância da campanha e disse que é preciso ouvir mais os jovens. “Nossa missão é tomar consciência e fazer as pessoas tomarem consciência. Seria bom ouvir os jovens, quais os seus projetos?”, disse o líder religioso.

O representante do governador na solenidade, secretário Antônio Torres, argumentou sobre a necessidade de políticas públicas mais efetivas para a juventude. Segundo ele, os temas levantados pela Igreja Católica não podem ser esquecidos.

“Os temas levantados pela igreja não podem ser como um grito no deserto. A nossa fé pode ajudar a levar a solidariedade, mas são as políticas públicas que vão definir os rumos da nossa juventude. Ouvir a juventude é ouvir o clamor das famílias”, disse Torres.

Sair da versão mobile