Em 2013, o Acre vem sendo destaque na política nacional com a composição das Mesas Diretoras do Senado e da Câmara Federal, assim como a composição de algumas comissões. É o caso da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que no Senado tem como vice-presidente o senador acreano Aníbal Diniz (PT/AC).
Já na Câmara Federal, a CCJ elegeu como membro titular, na última quarta-feira, 6, o deputado federal acreano Taumaturgo Lima (PT/AC). O nome do deputado era consenso entre os demais parlamentares, principalmente pela sua atuação no Congresso Nacio-nal, especificamente nos assuntos ligados à Amazônia.
O deputado se diz honrado com a escolha e prometeu seguir a mesma postura adotada nos dois últimos anos de atuação parlamentar. “Sinto-me honrado em participar deste colegiado, que é responsável pelo julgamento da constitucionalidade das matérias que tramitam na Casa”, argumentou o novo membro da CCJ.
O deputado Décio Lima (PT/SE), presidente da CCJ ressaltou que a participação do deputado acreano, no Congresso Nacional, fortalece o parlamento e disse, ainda, que a comissão presidida por ele, Décio Lima, depois da presidência da Casa é a mais importante. “Aqui tudo começa e muita coisa termina. Todos os projetos do Executivo, de todos os ministérios. Tudo o que o governo precisa fazer. O que se refere a mudanças, começa e termina na CCJ”, disse o deputado sergipano.