Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana promove debate com presidente da Agência Nacional de Águas na Comissão de Meio Ambiente

Jorge 2003A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal recebeu ontem, 19, a visita do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. O requerimento para a vinda do gestor foi apresentado pelo senador acreano Jorge Viana (PT/AC). Na pauta de discussão o Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas.

Jorge Viana destacou a importância do plano estratégico para o Brasil. O senador também relatou que os rios devem ser aproveitados para movimentar a economia da região e ressaltou a necessidade do país olhar para a Amazônia com mais “carinho”.

“Por opção equivocada, o país tentou trabalhar a Amazônia por outros caminhos e deu muito errado. O Brasil ainda não compreende como é estratégico ter a Amazônia. As políticas desprezam a lógica das bacias hidrográficas”, frisou o senador.

O presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, defendeu a criação de um comitê que envolva as lideranças que participam diretamente dos recursos da região, no caso específico, dos afluentes da margem direita do Rio Amazonas.

“Precisamos trazer para dentro do comitê gestor as pessoas que decidem, para que depois suas decisões sejam implementadas, ou seja, tem que subir ao nível dos principais tomadores de decisão, os governadores e os principais ministros de Estado, para que o plano possa ser efetivamente implantado”, ressaltou.

Ele também defendeu um acordo para que sejam bem aproveitados os recursos naturais dessas áreas. Na visão dele, o plano é o mais detalhado instrumento elaborado sobre a Amazônia brasileira. Defendeu, ainda, uma efetiva utilização do projeto e que não fique “empoeirado das prateleiras das bibliotecas”. (Com informações da Agência Senado)

Sair da versão mobile