Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Márcio Bittar abre aula inaugural de mestrado da Câmara dos Deputados

O primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), fez nesta terça-feira (5) a abertura da aula inaugural do mestrado em Poder Legislativo da Casa, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu, com reconhecimento do Ministério da Educação, e o primeiro oferecido por um Parlamento em todo o mundo. Para Bittar, a iniciativa de se promover um curso de Mestrado específico sobre Poder Legislativo “é mais um passo na direção de se construir um Parlamento mais qualificado e em sintonia com a sociedade”.
ALE 6724
Coordenado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, o curso de mestrado em Poder Legislativo se insere em uma confluência de áreas que constituem a pluralidade do saber e do fazer legislativo. Desse modo, o curso inaugurado nesta terça-feira incorpora e transcende áreas entre as quais Direito, Ciência Política, Sociologia, História, Economia, Administração, Antropologia, Educação, Comunicação e Letras.

A criação do mestrado, explica Márcio Bittar, é mais uma ação da atual Mesa Diretoria da Câmara no sentido de se construir a excelência do Parlamento brasileiro por meio da excelência dos servidores. “A Câmara chega, agora, ao nível educacional mais alto possível em nosso País – a pós-graduação stricto sensu”, lembra o primeiro secretário da Casa. “Aqui, na Escola do Legislativo, vai-se do aprender a ler ao aprender a pensar criticamente e a produzir conhecimento”.

De acordo com Bittar, a Câmara cumpre a Constituição ao inaugurar seu curso de mestrado. A Carta de 1988 prevê a instalação de escolas de governo, como centros de excelência para a formação de servidores públicos. Ainda segundo Márcio Bittar, o mestrado inaugurado está inserido nas diretrizes estabelecidas pela nova Mesa Diretora para a gestão estratégica da Casa e permitirá, com mais rapidez, a ampliação da sintonia da agenda do Legislativo com os anseios da sociedade porque o curso contará com alunos externos à Câmara dos Deputados.

“Essa é uma daquelas iniciativas em que todos ganham. Ganham os servidores, ganha  o Parlamento, ganha a sociedade brasileira”, disse Márcio Bittar ao encerrar a cerimônia. (Assessoria Parlamentar)

Sair da versão mobile