Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre aponta novas soluções contra transbordamentos em igarapé da Baixada do Sol

O prefeito Marcus Alexandre e o presidente do Departamento de Saneamento e Pavimentação do Acre (Depasa), Gildo César, avaliaram neste sábado, 9, novas soluções contra os transbordamentos no igarapé que atravessa vários bairros da Baixada do Sol. Em parceria com o Depasa, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) construiu duas lagoas de decantação na estação de tratamento de água (ETA) da Sobral, visando eliminar a emissão de lodo e material assoreante para o leito do canal. As lagoas, que custaram cerca de R$ 1,2 milhão, tem capacidade para processar 2.000.000 de litros de água e, em bom e pleno funcionamento, emite água limpa para o igarapé. Os fatores que impedem a melhor funcionalidade do equipamento estão sendo avaliados.

Mas os transbordamentos decorrem de outros fatores também, como o lançamento de móveis, equipamentos eletrônicos e lixo doméstico e comercial que entopem os bueiros, contribuindo fortemente para os transbordamentos. “O pessoal da Prefeitura estava limpando e tinha gente jogando lixo no rio. Isso é falta de consciência”, reclamou a moradora Ivonete Galdino, que mora na beira do canal.  Outro complicador é que as pessoas estão construindo suas casas cada vez mais próximas do leito do rio. Quando há transbordamentos – e já ocorreram quatro eventos este ano -as casas são rapidamente invadidas pela água porquanto próximas demais do riacho.

Marcus Alexandre e Gildo César percorreram a pé boa parte da extensão de 3.000 metros do igarapé. O secretário Kellyton Carvalho, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e o diretor Técnico da Emurb, José Carlos Fernandes; o secretário de Articulação Comunitária e Social, Manoel Lima, entre outros gestores, acompanharam o prefeito e o titular do Depasa.

A dragagem, segundo calcula José Carlos, terá de ser feita ao longo dos três quilômetros do igarapé, que não deságua no Rio Acre, apesar de passar muito próximo a ele. As margens do canal estão roçadas e de seu leito foram removidas toneladas de lixo e móveis velhos. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile