Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre comemora com as crianças o Dia Mundial da Água

prefagua 
O Prefeito Marcus Alexandre enalteceu a adesão das crianças ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22, em todo o planeta, observando que elas (as crianças) são os protagonistas de um futuro com o meio ambiente limpo e sustentável. Para marcar a data, o prefeito encontrou-se com alunos de quatro escolas da rede municipal e estadual de ensino, os quais foram ao Horto Florestal participar das atividades do Dia Mundial da Água.

-Vocês sabem o que estamos comemorando hoje? –perguntou o Prefeito às crianças.

-O Dia da Água –respondeu o grupo de cerca de quarenta meninos e meninas de idade entre 4 e 5 anos da escola Anice Dib Jatene, uma das mais envolvidas com a questão ambiental em Rio Branco.

Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) a Prefeitura comemora o Dia Mundial da Água com extensa programação envolvendo principalmente as escolas Álvaro Vieira da Rocha, Escola Municipal Anice Dib Jatene, Escola Estadual Raimundo Hermínio de Melo e Escola Estadual Mozart Donizetti, com atividades de conscientização de pais e alunos, além da sensibilização em relação à importância da preservação e conservação das águas. As atividades alertam para os problemas que podem ocorrer com a escassez da água ou com as enchentes. Ainda no Horto, os alunos receberam palestra sobre água e assistiram à peça de teatro “Por que Proteger a Água”. Brincadeiras com pintura de rosto, desenhos e pinturas em papel, jogos ambientais, dinâmicas ambientais e passeio em trilha ecológica fizeram a diversão da garotada.
 
Pegada – Em parceira com o WWF-Brasil, a Prefeitura quer calcular a chamada ´pegada ecológica´ de Rio Branco. Desde o início do ano, como exemplo de ´pegada´, a gestão de Marcus Alexandre já arborizou  17,5 quilômetros de vias e equipamentos públicos. A meta é chegar a 32 quilômetros até o fim do ano. “Além disso, instalamos ou melhoramos 350 jardins em rotatórias, canteiros e margens”, completou Silvia Brilhante, secretária de Meio Ambiente.
 
O que é Dia Mundial da Água?

 O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992 para incentivar a discussão mundial sobre o uso e a escassez da água, visto que apesar de dois terços do planeta ser formado por água, apenas cerca de 0,008% do total dessa água é potável. “Nesse dia é importante fazermos uma reflexão sobre a situação dos recursos hídricos em Rio Branco, visto que conforme estabelece o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos da Água: a água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”, alertou Silvia Brilhante, titular da SEMEIA.

 Para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe um tema ousado para o Dia Mundial da Água: “Cooperação pela Água”. O tema, que tem muitas dimensões, culturais, educacionais, científicas, religiosas, éticas, sociais, políticas, jurídicas, institucionais e econômicas, deve ser tratado de forma multidisciplinar. Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água.

prefagua1
 

Sair da versão mobile