Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MDA reúne prefeitos acreanos para debater sobre o PAC 2 e programas sociais

Reunião ministerio da agricultura - F.Natan Peres 7O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou, na manhã de ontem, uma reunião com 20 prefeitos acreanos para tratar sobre a sequência do PAC 2,  Pronatec Campo e Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). A reunião, de amplo interesse social, debateu o desenvolvimento das comunidades rurais no Acre e da ação do Governo Federal em prol das trabalhadoras e trabalhadores da agricultura, assentados da reforma agrária,  ribeirinhos e outros.

De acordo com Zenilda Barbalho, delegada do MDA, novos equipamentos serão entregues às prefeituras. Apenas Rio Branco e Cruzeiro do Sul não receberão, já que os municípios contam com mais de 5 mil habitantes. “O nosso objetivo principal é falar sobre o PAC 2, que será continuado. Já entregamos as retroescavadeiras para as prefeituras. Não custou nenhum centavo deles. Esse ano vamos entregar as moto niveladoras e vamos aproveitar a vinda dos prefeitos para tratar sobre as políticas do órgão, além da regularização fundiária”.

Antônio Brana, coordenador do Programa Terra Legal, esteve presente para esclarecer as dúvidas das prefeituras. “Fizemos uma reunião recentemente com o presidente do Incra e ficou acertado que deve haver um sincronismo da pasta nos estados. Os trabalhos Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra e Terra Legal devem ser sincronizados. Isso ficaria melhor, até para questões de economia e logística. Falamos sobre a regularização fundiária, que é um fator essencial. Nos preocupamos pelo fato de que algumas prefeituras não possam entender bem o programa e o que é feito em cada município, seja na parte rural ou urbana”.

Com tal benefício até as prefeituras, o escoamento das produções irá melhorar, destacou Raimundo de Aragão, vice-prefeito do Jordão. “Podemos trabalhar com mais facilidade no nosso município. Precisamos escoar a nossa produção e esses equipamentos vão ajudar bastante. O transporte nos ramais é complicado nessa época, muitos produtores não podem levar suas produções para a cidade”.

Para Márcio Miranda, prefeito de Xapuri, a ajuda neste momento é essencial, já que os municípios passam por uma situação crítica nos ramais. “Os ramais são praticamente acabados. Nessa época quase todos estão intrafegáveis. Temos produtores que estão na beira da estrada, mas o caminhão não entra. A situação é difícil. Essa ajuda do MDA, neste momento, é muito bem vinda. Precisamos muito destas máquinas para recuperar os ramais para escoar a produção. Se o campo não produz, a cidade não tem condições de comprar”.

Sair da versão mobile