14 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Obras do Cidade do Povo já começam neste mês

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/03/2013 - 12:14
Manda no zap!CompartilharTuitar

Cesar cidadeEm algum momento da vida é possível que você tenha se pegado imaginando como seria construir uma cidade, se você pudesse construí-la desde o início, pensando em cada um dos detalhes, sua distribuição, ruas largas, espaços de lazer. Esse sonho já virou realidade na capital acreana, onde o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, iniciou as obras de terraplanagem da Cidade do Povo e nos próximos dias assina a ordem de serviço para que sejam erguidas as primeiras edificações. Sim, o sonho é real, vai beneficiar diretamente mais de 60 mil pessoas e abrigar 10.518 unidades habitacionais, mais de duas dezenas de escolas, delegacias, creches, unidades de saúde, praças.

O projeto é desenvolvido numa área de 700 hectares e as obras da Cidade do Povo seguem em ritmo intenso. A Cidade do Povo prevê a implantação de postos de saúde, terminal de transporte, escolas, creches, delegacias, áreas verdes, comércios, vias pavimentadas e toda a infraestrutura necessária para atender o público que será beneficiado com a consolidação do empreendimento.

Com os avanços dos serviços iniciados no ano passado, as obras seguem para a fase de implantação da 1ª etapa das unidades habitacionais, com início previsto ainda para este mês de março. Nesta fase, já será possível contar com a edificação das 3.348 casas, que devem ser entregues até março de 2014. A contratação está sendo feita pelas construtoras diretamente com os agentes financeiros – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O vice-governador César Messias explica que estas primeiras unidades serão destinadas ao público que ganha até três salários mínimos. “Mas o projeto prevê espaços para todas as camadas socais, é uma cidade e por isso precisa ter tudo o que precisa para que funcione como tal. Será uma obra belíssima, com uma infraestrutura que não tem semelhante em Rio Branco”, disse.

No ano passado o projeto da Cidade do Povo foi elogiado pela direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil e ganhou moção de aplauso do Congresso Nacional dos Engenheiros, que aconteceu em São Paulo.

“Esta é a primeira área realmente planejada da cidade e é um projeto que está servindo de modelo para todo o Brasil, referendado pelo Ministério das Cidades”, disse o vice-governador.

Transportes, segurança e saúde
Serão construídos 20 abrigos em pontos de parada e um microterminal de ônibus na primeira etapa do projeto, para atender as mais de três mil unidades habitacionais.

Na área da saúde, os moradores serão servidos por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte 1 e uma unidade de saúde porte 2. Serão construídos também dez abrigos para viaturas policiais.

Terraplanagem já está em execução
O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), iniciou as obras em junho de 2012, com a realização dos serviços de urbanização que incluem terraplanagem, drenagem e sistema viário. Os trabalhos de paisagismo que visam a implantação da arborização das vias e lotes, além da recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs), também se encontram em ritmo acelerado. Segundo o vice-governador, 20% das obras iniciais já estão concluídas.

O projeto, produzido pela empresa Terra Urbanismo, de São Paulo, é assinado pelos arquitetos Álvaro Luque, Hélio Mitica Neto e Tatiana Vicentini, tendo como colaboradores Rafael Xavier da Silveira, Marcel Endrigo Lourenço, Maria Ines Zuccarino, Tatiana Fuentes van Amson, Rita Daniela Squaiella e Eloísa Baliero Ikeda.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Acessibilidade absoluta
Para abrigar as famílias de acordo com as necessidades básicas, a tipologia das casas está sendo proposta com acessibilidade absoluta, sendo todas estas adaptáveis para necessidades futuras dos moradores, ou já adaptadas caso haja necessidades especiais atuais. As empresas atuantes nas edificações apresentarão, individualmente, uma disposição dos ambientes em planta baixa, o que inclui unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Parceria para fortalecer o projeto
Segundo o secretário de Obras Públicas, Wolvenar Camargo Filho, Além da construção das casas, é obrigatório também, que seja iniciada nesta 1ª etapa, a implantação dos equipamentos públicos. “Para que o projeto continue caminhando com a celeridade que merece, o governo com a prefeitura e o Governo Federal firmou uma parceria que será fundamental para a viabilização da infraestrutura dos equipamentos obrigatórios para a saúde e educação”. (Secom/Governo)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Flaviano Melo participa de entrega de obras de Vagner Sales

Próxima Notícia

Marcus Alexandre aponta novas soluções contra transbordamentos em igarapé da Baixada do Sol

Mais Notícias

Foto: Pedro Devani/Secom
POLÍTICA

Acre cria Comissão de Educação Ambiental para fortalecer políticas ambientais

14/09/2025
Foto: Assessoria/TJAC
POLÍTICA

Acre realiza primeira eleição de juízes de paz; candidata destaca paixão pelos casamentos

14/09/2025
Shushila Karki afirmou que vai "trabalhar de acordo com o pensamento da geração Z" (Foto: Prabin Ranabhat / AFP)
POLÍTICA

Primeira-ministra interina do Nepal afirma que vai entregar o poder em seis meses

14/09/2025
Brasil sanciona lei para reduzir mortalidade de bebês prematuros; mais de 303 mil nascimentos antes das 37 semanas foram registrados em 2023 (Foto: Marcello Casal | Agência Brasil)
POLÍTICA

Lula sanciona lei que estabelece ações para reduzir partos prematuros

14/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
POLÍTICA

Acre ocupa 23ª posição em sustentabilidade social no Brasil

14/09/2025
Ex-presidente Jair Bolsonaro em casa, durante julgamento do STF; prisão e inelegibilidade ampliam disputa por herança bolsonarista (Foto: Sergio Lima / AFP)
POLÍTICA

Datafolha: 54% dos brasileiros são contra anistia para Bolsonaro

14/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Marcus Alexandre aponta novas soluções contra transbordamentos em igarapé da Baixada do Sol

Tragédia: Casal morre após moto bater de frente contra carro na BR 317

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre