Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito Marcus Alexandre toma posse como presidente da JSM

 Em uma solenidade na sede da prefeitura, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, tomou posse como presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) do município, como estabelecem as normas para o funcionamento das Juntas de Serviço Militar. Por lei, o prefeito deve tomar posse assim que assumir o cargo.

 A posse do Prefeito Marcus Alexandre na Junta Militar foi acompanhada por diversas autoridades militares, entre elas o Tenente Coronel José Augusto, Comandante do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e do Chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, Tenente Coronel Cleudo Maciel.

 A Junta de Serviço Militar é responsável por uma série de serviços e atendimentos que são oferecidos especialmente aos jovens que procuram a JSM para se alistar em uma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). No Brasil, o serviço militar é obrigatório.

 Entre os mais diversos serviços oferecidos pela JSM está, além do alistamento militar, a emissão de certificados de dispensa de incorporação e isenção de atestado desobrigado. A Junta também realiza a transferência de incorporação, a eximição do serviço militar alternativo, além da retificação de dados cadastrais.

 Em 2011, a Junta do Serviço Militar realizou um total de 7.713 atendimentos, sendo 4.432 alistamentos militares e 3.281 certificados de dispensa de incorporação. Já em 2012, foram realizados 8.334 atendimentos, dos quais 4.375 foram alistamentos militares e 3.959 foram certificados de dispensa de incorporação.

 Por força de lei, o alistamento militar é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos de idade até o dia 31 de dezembro. E o prazo para se alistar vai até o último dia último de junho. Este ano, até agora, a Junta do Serviço Militar já realizou 1.389 alistamentos e emitiu 1.317 certificados de dispensa de incorporação.

O Juramento de Posse – Ao ser empossado no cargo de Presidente da Junta de Serviço Militar deste Município, de acordo com o que preceitua a Lei do Serviço Militar, prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao Serviço Militar, a fim de que nosso Município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da Pátria.

Sair da versão mobile