Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura realiza Feira de Saúde na Baixada do Sol

 A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar sexta-feira, 22, a segunda Feira de Saúde de 2013, que vai atender os moradores da Baixada do Sol, onde vivem cerca de 70 mil pessoas em 17 bairros. O evento acontecerá na Escola Serafim Salgado e durante todo o dia serão realizados atendimentos médico e odontológicos. 401 profissionais, incluindo 32 médicos clínicos, ginecologistas, pediatras e veterinários, atuarão na Feira de Saúde da baixada do Sol.
Outros serviços da Feira serão: controle da pressão arterial, da glicose, vacinação para crianças e adultos, consultas de pré-natal, planejamento familiar, PCCU – Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino, palestras. O resultado dos exames do PCCU será entregue na Unidade de Referência de Atenção Primária – URAP Augusto Hidalgo de Lima, na Travessa Tião Natureza, nº 271, bairro Palheiral.

 Também serão realizados exames de sangue, teste rápido para HIV, sífilis, hepatites, tuberculose, hanseníase, leishmaniose e dengue; zoonoses com vacinação e consultas para cães e gatos. As equipes de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental também estarão na Feira onde será feito ainda o agendamento de consultas especializadas.

 Na área social, estarão disponíveis o cadastro e atualização do bolsa família, expedição do cartão do SUS e cortes de cabelo.

 Entre os parceiros para a realização da Feira estão: a Central de Articulação da Saúde (Cades), Polícia Militar, Rbtrans, Casa Rosa Mulher, Justiça Comunitária, Secretaria de Esporte e Lazer, Fundação Garibaldi Brasil, Senac, Regional VI e Escola Serafim Salgado.

 Em janeiro, a secretaria Municipal de Saúde realizou a Feira de Saúde na Escola João Mariano, no bairro Taquari, quinze médicos, dentistas, enfermeiros e pessoal de apoio realizaram cerca de quinze mil atendimentos durante todo o dia. No total, 290 pessoas trabalharam na Feira.
 
 Diminuição dos casos de dengue  – A Feira de Saúde está entre as atividades da Ação de Inverno, desencadeada pela Prefeitura de Rio Branco, para manter a cidade limpa e livre da dengue e que já apresenta bons resultados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, na primeira semana do ano, havia 219 casos de dengue registrados em Rio Branco. O pico ocorreu no início de abril com 393 casos e nesta última semana, foram 216 casos da doença notificados. Para a Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, ainda há preocupação com a doença, mas considera a situação estável e diz que em abril, a tendência é de queda nas notificações.

 A secretária explica que a redução dos casos foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura, responsável pela distribuição de tampas de caixa d’água e aumento no número de agentes de endemias. Atualmente 1.050 agentes de endemias e comunitários atuam no combate à dengue. Fazem borrifarão domiciliar e com carros de fumacê e aplicam larvicida nas caixas d’água das residências. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco realizou concurso no último domingo, 10, para a contratação de mais 130 agentes de endemias.

Sair da versão mobile