Em viagem pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado José Luís Tchê (PDT) esteve no último dia 16, na Suécia conhecendo experiências sobre a destinação correta do lixo. Para o parlamentar acreano, a troca de experiências é vital na busca de soluções.
“Conhecemos a cidade de Borás, na Suécia, e foi proveitoso porque poderemos trazer as experiências vistas lá aqui para o Acre. São viáveis. O que eu destaco também é a educação ambiental que eles têm lá. Os moradores eles próprios separam o lixo. Acredito que precisamos inserir isso nas nossas escolas”, disse Tchê.
Segundo o deputado pedetista, o relatório da visita será apresentado ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, sobre as inovações e informações obtidas na viagem. “Lá o lixo é transformado em dinheiro. A poluição é mínima”, frisa.
Tchê defendeu a criação de consórcios entre os municípios acreanos para resolver a questão dos lixões a céu aberto, além de uma conscientização maior da sociedade para o assunto.
O projeto visitado por Tchê sugere que o lixo seja incinerado e transformado em energia elétrica. Para se ter uma ideia, 42% dos resíduos produzidos em Borás é transformado em energia através da incineração. Outros 30% são utilizados como biocombustíveis e 27% são destinados à reciclagem.