Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

NOITE EM QUADRINHOS I

Com a presença de autoridades da área cultural, amigos, artistas plásticos e de alunos da oficina de história em quadrinho, foi lançada dia 12, no Café do Theatro, a Revista Usina em Quadrinhos.
***
O trabalho contém histórias com roteiro e ilustrações produzidos pelos alunos do curso de histórias em quadrinhos ministrado pelo artista plástico Fernando França e pelo artista gráfico Branco Medeiros.

Jakcie1804895544

NOITE EM QUADRINHOS II
O trabalho foi apresentado pelo artista Fernando França, pela atriz e diretora da FEM Karla Martins, pelo presidente da FGB Rodrigo Forneck, pela presidente da FEM Francis Mary e pela coordenadora da Usina de Artes Carol Di Deus (1).
***
Na foto, a equipe responsável pela publicação com os autores dos HQs: Clementino, Igor Ricardo, Lorran Nery, Luma Pessoa, Marcello Zuza, Mardilson Torres, Murilo Magalhães, Paulo Tonon e Vitor Gabriel (2).

NOITE EM QUADRINHOS III
Também prestigiaram o evento e deram um abraço no amigo Fernando França a fotógrafa Talita Oliveira, o artista plástico Danilo de S’Acre, a jornalista Jackie Pinheiro e a empresária Sandra Oliveira (3).
***
Durante a sua estada no Acre, Fernando França visitou os amigos artistas plásticos Darci Seles, Danilo de S’Acre e Dalmir Ferreira (4).

MISSÃO CUMPRIDA
Após cinco reuniões exitosas articuladas através do Ministério das Relações Exteriores com as Embaixadas do Peru, Equador, Colômbia e Venezuela e com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília-DF, foram oficializados os apoios necessários para a realização da 3ª Expedição Interoceânica.
***
Na foto, durante visita ao Embaixador do Equador, da esquerda para a direita: Cassiano Marques (EME Amazônia), Marcelo Ramos (Itamaraty), Ilmara Lima (SETUL/AC), Horácio Sevilla – Borja (Embaixador do Equador), Basílio Oliveira (SETUR/RO) e do ministro da Embaixada do Equador Santiago Chaves (5).

DESCOBERTA CIENTÍFICA I
A descoberta do fóssil do maior jabuti do mundo, que habitou no Acre há oito milhões de anos, repercutiu fortemente na comunidade científica mundial e marcou o aniversário de 30 anos de atividades do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da UFAC.

DESCOBERTA CIENTÍFICA II
O anúncio foi feito durante a solenidade realizada no dia 16, presidida pelo reitor Minoru Kinpara, com a participação de autoridades como o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Carlos Garção e do coordenador do Laboratório de Paleontologia, Jonas Filho.
***
Também presentes no evento, o professor doutor Edson Guilherme, pesquisadores locais e de renome como os convidados Anne Hsiou (USP) e Peter Toledo (INPE), e o paleontólogo Alceu Ranzi (6) – um dos fundadores do laboratório.

JABUTI BUMBÁ
O ponto alto da solenidade dos 30 anos de fundação do Laboratório de Paleontologia da Ufac foi o cortejo comandando pelos artistas do Jabuti Bumbá (7).
***
O grupo levou os convidados à sala de exposições para conhecerem a nova estrela do laboratório: um jabuti gigante fossilizado, medindo aproximadamente 1,65 m de comprimento por 90 centímetros de largura de carapaça, com um metro de altura.

CURTAS

* A sessão realizada na semana passada pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça teve um fato pitoresco: pela primeira vez a Câmara Criminal foi composta exclusivamente por mulheres.

* Devido o impedimento de dois titulares, o Órgão Julgador foi presidido pela desembargadora Eva Evangelista, sob a relatoria da desembargadora Regina Ferrari, tendo ainda a participação da desembargadora Waldirene Cordeiro e da procuradora de Justiça, Giselle Mubárac. Justiça de saias!

* Saindo do forno quentinho o livro “Do Chico ao Pop: Jornalismo e Cultura no Acre”, da jornalista Giselle Lucena, produzida por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da UNIMED.

* A obra será lançada com muito barulho dia 26, a partir de 19h30, no Casarão. A equipe responsável pela produção e divulgação do evento esteve reunida ontem na Fundação Garibaldi Brasil.

* Fruto do projeto “Quem dança é mais feliz” foi apresentada no dia 12 a XXIV Mostra de Dança do curso de Educação Física, no Teatro Universitário da UFAC, com participação de convidados como a Mais Academia, a Dançando no Ritmo e Colégio Estadual Armando Nogueira. A atividade, que é realizada duas vezes por ano, tem a coordenação das professoras Norma Tinôco e Conceição Fiesca.

* Tendo como fonte inspiradora as obras do artista acreano Helio Melo, a Cia. Nóis da Casa vem realizando no Teatrão o espetáculo “Origens – Uma homenagem à Hélio Melo”. Anote os dias das próximas apresentações: 19, 20 e 21 de abril, sempre às 20h.

* No fim da tarde de hoje, 18, o prefeito Marcus Alexandre comanda no Mercado da Semsur, na Estrada da Sobral, a solenidade de criação da Secretaria Adjunta de Juventude do Município de Rio Branco.

* Hoje, 18, às 17h30, no Museu Histórico do Poder Judiciário, será a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ, presidida pela advogada Alexandrina Melo de Araújo. Parabéns!

* Minha homenagem antecipada aos indígenas de todas as etnias que habitam as terras indígenas no Acre pelo Dia do Índio, comemorado amanhã, 19.

* Há um provérbio de origem indígena que traduz a sabedoria e o respeito pela natureza desses primeiros habitantes do Brasil: “somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro”. Que possamos aprender mais com eles!

* Bom dia, quinta-feira. Até domingo.

Sair da versão mobile