Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gazetinhas 20/04/2013

* Liberdade, liberdade!

* Esta foi a expressão mais usada ontem pelo deputado Alessandro Molon, (PT/RJ), relator do Projeto de Lei 2.126, que trata do Marco Civil da Internet.

* Em palestra ontem na Fieac, a convite do colega Sibá Machado (PT/AC), o parlamentar mostrou que a web precisa ser regulada.

* Será que isto é possível?

* Há quem tenha dúvidas. Os advogados Hélio Moraes e Mau-ro Lima afirmam que as novas tecnologias são tão dinâmicas que o processo legislativo não acompanha a velocidade das mudanças.

* Mas um dos aspectos mais importantes do PL é a liberdade de expressão, assegurada na Constituição como condição do direito de acesso à internet.

* Nessa linha, garantem os juristas, o dispositivo age bem ao clarear de quem é responsabilidade nas redes sociais por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros.

* Os juristas entendem que seria temeroso atribuir aos provedores das redes sociais a responsabilidade de controlar o conteúdo postado por seus usuários.

* Tal controle, além de subjetivo, poderia configurar censura prévia, porque os provedores teriam que decidir, previamente, se certo conteúdo deveria ou não permanecer on-line, para evitar punições futuras.

* Será a Constituição da internet? Vixe, ainda tem muito blá-blá-blá por aí.

*E na oposição…

* Deputado federal Márcio Bittar trouxe ao Acre o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Veio discutir, entre outros temas, a questão do petróleo no Acre.

* Mas a coletiva foi praticamente toda pra gabar o Mato Grosso. Deu a impressão de que lá é a Suécia brasileira.

* A ideia dele seria transformar o Acre em pasto de boi. Esqueceu que aqui há também boas práticas na pecuária, consolidada e moderna, e que não impacta mais a floresta.

* Vale elogio da coluna ao deputado Chagas Romão. Com um modo bem acreano de ser, tem conquistado a confiança da situação, da oposição e da imprensa.

* Quando fala todos se calam!

* Ontem foi o Dia do Índio. Em Brasília, alguns grupos mais eriçados queriam ‘encarar’ a presidenta Dilma, cobrando mais ações aos problemas dos povos indígenas.

* Bem diferente do cenário nacional, aqui no Acre os índios pintavam o governador Tião Viana em agradecimento aos esforços do governo em prol deles.

* Até ganhou nome novo: Nete Wanê, o senhor dos katukinas.

* A questão do meandro, a ‘curva do rio’, que ameaça dois bairros de Brasiléia numa ação erosiva, enfim, deve ganhar solução com a vinda de equipes da Agência Nacional de Água.

* Já era tempo.

* A propósito!

* Quem quer aproveitar a chance de ter um bichinho de estimação, hoje é o dia. A Sociedade ‘Amor a 4 Patas’ faz hoje, no Centro da Juventude da Estação, mais uma feira de adoção;

* Só um aviso aos pais: ao levarem seus filhos à feira, estejam prontos pra ouvir muito choro e ‘pai, eu quero, eu quero’.

* Interino: RESLEY SAAB

Sair da versão mobile