* Hoje, 21 de abril.
* O lema “Liberdade Ainda que Tardia”, proposto pelos inconfidentes para a bandeira da república que idealizaram no século 18, vale até hoje para os que têm fome por ela, a liberdade.
* A data comemora a Inconfidência Mineira. Dia de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que liderou uma tentativa de revolta separatista do domínio de Portugal em Minas Gerais.
* Na atualidade, isso não caberia mais no Brasil, um país estável, com leis consolidadas.
* E quem faz aniversário nesta semana também é o município de Tarauacá.
* Para comemorar o centenário, a Aleac realiza na próxima terça-feira, uma sessão solene no município.
* A esperança é a de que nesta não haja esvaziamento como vem acontecendo aqui em Rio Branco.
* É salutar a ida dos deputados até Tarauacá. Embora os investimentos maciços do Governo do Estado por lá, a terra do abacaxi grande precisa do apoio igualmente generoso dos parlamentares.
* E no Congresso…
* Ponto positivo para aprovação da redução da idade de aposentadoria a pessoas com deficiência física.
* Deputado Flaviano Melo votou a favor da medida.
* Outra iniciativa que merece destaque é o parecer do senador Sérgio Petecão, destinando 30% das multas de trânsito para o Fundo Nacional de Saúde.
* Já Márcio Bittar declarou ser a favor da PEC 215/2000, que trata da demarcação de terras indígenas pelo legislativo. Veja reportagem na página 3.
* Após receber os cumprimentos de ‘bom trabalho’ de Angelim, o prefeito Marcus Alexandre era só empolgação na assinatura da ordem de serviço das pensões no mercado Aziz Abucater, no Centro de Rio Branco.
* Esta é uma obra que será importante para coibir certas práticas criminosas, como roubos e furtos naquela área e onde o policiamento municipal será estendido.
* Ontem, os bons velhinhos e velhinhas da cidade fofocaram muito na hora de tomar a vacina contra a gripe.
* O principal alvo deles foi o governador Tião Viana, pintado de ‘indiozinho’.
* O titular da coluna representou muito bem este matutino na entrega do Prêmio Mérito Lojista Brasil, em Brasília, durante esta semana.
* Aliás, esta é uma premiação de reconhecimento a toda a equipe do jornal A GAZETA.
* E, na volta, Silvio Martinello conta que encontrou no avião vários indígenas que fizeram parte do grupo que tomou o Palácio do Planalto na sexta, Dia do Índio.
* Como todo bom ‘acreano enjoado’, eles deram trabalho à equipe de bordo. Na hora de pegar um bombom, eles metiam era a mão inteira.
* Tenha um ótimo domingo!
* Interino: RESLEY SAAB