Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gaztinhas 19/04/2013

* Salve 19 de abril, Dia do Índio!

* O salve aí de cima é retórica e a data está mais na folhinha do calendário. Alcoolismo, assassinatos nas aldeias, falta de saneamento básico e conflitos demarca-tórios de terras vinham sendo alguns dos maiores problemas das nações indígenas.

* Esta semana, por exemplo, eles ocuparam o plenário da Câmara em Brasília.

* O motivo: a tramitação da PEC 215/2000, que transfere do Executivo para o Legislativo, a questão das demarcações de terras indígenas no país.

* A título de informação, no Brasil são mais de mil áreas indígenas espalhadas nas cinco regiões. Porém, apenas 363 delas estão regularizadas.

* Se é preciso avançar? É sim. É preciso garantir a posse da terra a essas etnias, sob pena de perdemos parte da nossa cultura.

* Nesse sentido, o Governo do Estado tem investido em melhorias nas aldeias.

* E na Aleac, os debates foram focados ontem na criação de mais  dias de trabalho.

*A sugestão do presidente da Casa, Élson Santiago, é a de que tenham sessões de segunda à quinta.

* O requerimento, se aprovado, dará mais celeridade às discussões das matérias no Legislativo, porque transferindo as sessões solenes para sexta e segunda, os outros três dias estarão livres para assuntos mais relevantes.

* Deputado Manoel Moraes (PSB) pediu à ANP a inclusão da Bacia do Alto Acre na proposta de leilão para a exploração de gás natural e petróleo.

* Na Câmara dos Vereadores, o que tá pegando é o “Viagra da Amazônia”, sugerido pelo vereador Marcelo Macedo (PT). É o caldo de tambaqui preto!

* Quem se interessar pode conferir a receita na coluna do Luís Carlos, em breve.

* Assessoria da Eletrobras/AC envia nota afirmando que o alerta do técnico da Eletronorte, Alberto Fernandes, de que o Acre pode sofrer ‘apagões’ por causa de uma troca de equipes nas subes-tações de Rio Branco é apenas a opinião pessoal do técnico. Não das empresas.

* A nota também afirma que as empresas Eletrobras e Ele-tronorte fazem um trabalho conjunto para que a troca dos ativos envolvidos ocorra da maneira mais adequada, conforme exige a Agência reguladora.

* Em tempo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi a Brasiléia verificar de perto a situação dos haitianos.

* A visita foi necessária, já que problema grande se resolve é no local, não só em Brasília/DF.

* É importante a atuação do seu ministério na resolução rápida do drama destes imigrantes.

* ‘Ativista’ Lhé passou a semana toda contando as horas para ir ao seminário ‘Israel vs Países Árabes’, que acontece hoje a noite, às 19h, na sala ambiente de Letras da Ufac.

* Já Brendha Haddad ganhou maior importância na trama de ‘Salve Jorge’.

* A acreana disse que iria interpretar uma neta ‘pra-frente’, do personagem Galdino, mas acabou mesmo com o de uma policial federal;

* Assim é melhor para a atriz acreana e para o Dim!

* O chargista deste matutino já está louco para revê-la na telinha.

* Tenha um bom dia!

* Interino: RESLEY SAAB

Sair da versão mobile