X

Parabéns à centenária Tarauacá

Essa semana Tarauacá completou cem anos desde que ali foi instalada a prefeitura municipal. Uma data muito importante porque significou um passo decisivo para a emancipação política dessa região em relação à Cruzeiro do Sul e para o desenvolvimento econômico e social de toda sua população.

Eu, que não nasci em Tarauacá, mas tenho o título de cidadão tarauacaense, faço esse artigo para prestar uma homenagem muito especial aos meus conterrâneos. Até porque me orgulho muito de dizer sempre, que tenho uma relação muito especial com Tarauacá. Nunca me esqueço de que foi ali, no bairro da Praia, que fiz o meu primeiro discurso, em 1990, começando o caminho para me eleger governador do Acre.

São cem anos da bonita história do município de Tarauacá que é uma das cidades mais antigas do nosso Acre. Um lugar construído com muito trabalho e sacrifício pelos pioneiros cearenses, sírio-libaneses e de outras partes do Brasil e do mundo desde o fim do século XIX. Homens e mulheres que não hesitaram em enfrentar imensas dificuldades para subir o “Rio das tronqueiras”, co-mo ensina o próprio nome indígena do belo Rio Tarauacá, e desbravar a floresta para criar aqui uma sociedade única por sua força e personalidade.

Afinal, Tarauacá sempre foi berço e/ou cenário de pessoas extraordinárias que realizaram obras memoráveis ao longo de sua existência. Desde os tempos dos livros e peças teatrais escritos por José Potyguara, muitas das quais foram musicadas por Mozart Donizeti – autor da musica do nosso emocionante Hino do Acre – e encenadas no belo Teatro Municipal que fiz questão de restaurar quando fui governador. Sem esquecer dos brilhantes poemas de J.G. de Araujo Jorge. Ou ainda, pelos muitos livros de Leandro Tocantins, que ali passou os melhores anos de sua infância que contaminaram toda sua obra. Além dos muitos grandes políticos, como o ex-governador Nabor Jr e meu amigo Raimundo Angelim, empresários, comerciantes, funcionários públicos e tantas outras pessoas que fizeram de Tarauacá, uma das principais cidades de todo o Acre e uma referencia na Amazônia.

Nas ultimas décadas Tarauacá tem enfrentado muitas dificuldades e eu tenho esperança que todas elas possam ser superadas. Assim, desejo sucesso ao nosso prefeito Rodrigo Damasceno, um tarauacaense de valor, que hoje dirige o município centenário. Devo muito à Tarauacá e vou seguir procurando retribuir, trabalhando muito por esse povo querido e por essa terra que é parte muito importante da bonita história do nosso Acre.

* Jorge Viana (ex-prefeito de Rio Branco, ex-governador do Acre e senador pelo PT/AC)

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: