A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro da Série C no início da tarde desta terça-feira (2) sem o Rio Branco na lista dos participantes. Tranquilo, o diretor de futebol do time acreano, Natal Xavier, garantiu que a equipe vai disputar a competição este ano.
“Para nós não foi surpresa o Rio Branco não estar na tabela. Já esperávamos isso, estava no script. Vamos jogar a Terceirona, isso eu não tenho dúvida. Sem o Rio Branco, não tem Série C”, afirmou o dirigente.
A terceira divisão do futebol brasileiro tem previsão de início para o dia 2 de junho e termina em 24 de novembro. Vinte equipes, divididas em dois grupos iguais, disputam o torneio e brigam por quatro vagas na Série B de 2014.
Mais uma derrota
Na manhã desta terça-feira, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB) rejeitou os embargos de declaração interpostos pela CBF no processo referente à participação do Treze na Série C. Além disso, o Tribunal aplicou uma multa de 1% sobre o valor da causa, que gira em torno de R$ 2 milhões. A entidade terá que desembolsar cerca de R$ 20 mil.
Entenda o caso
A briga judicial entre Rio Branco, Treze e CBF teve início no ano passado. O time acreano, que foi eliminado da segunda fase da Série C de 2011, teria direito a vaga na competição no ano seguinte segundo um acordo extrajudicial firmado com a entidade máxima do futebol nacional. Almejando a vaga do Estrelão, a equipe da Paraíba entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e depois na Justiça Comum para anular o acordo entre Rio Branco e CBF.
Em maio do ano passado, a juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, concedeu uma liminar ao Treze garantindo a inclusão do clube paraibano e a exclusão dos acrea-nos da Terceirona. (João Paulo Maia / GE Acre)