Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

AAL celebra aniversário de fundação com encontro de escritores e leitores

A Academia Acreana de Letras (AAL), como parte das comemorações de seu aniversário de fundação, realizou, no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), o Encontro de Escritores e Leitores. Durante o evento, aconteceu também a Sessão Ordinária do Benemérito do conselho, que em 2013 completa 50 anos de atividade.

De acordo com Clodomir Monteiro, presidente da AAL, os encontros são realizados não só em Rio Branco, mas em outros municípios do Estado. “Normalmente, esta reunião tem outro formato, mas o que utilizamos hoje não tira diretamente do conceito. Os escritores e leitores estão na academia e no conselho de educação. Realizamos em torno de 8 encontros na Capital e 6 no interior, que tem a finalidade de divulgar a história da academia onde começou, toda a saga, além de colocar mais visibilidade àqueles que pertencem, os patronos, fundadores e sucessores”.  

O CEE recebeu um diploma de reconhecimento pelo trabalho conjunto feito com a AAL. “Estes encontros promovem também um despertar para a importância da ligação que existe entre a leitura e o livro. Para ser escritor, a pessoa precisa ser um bom leitor não só no livro tradicional, mas no livro da vida, natureza e corpo. O conselho de educação, desde 2003, começou a abrigar aqui a academia. Já foi lugar de referência para o escritor, sede provisória. É justo premiar o conselho e dar um reconhecimento que ele fez e que nos ajudou a chegar até estes 75 anos”, frisou Clodomir.

Irís Célia Cabanelas, presidente do CEE, destacou a importância do evento. “Este diploma é uma grande bondade da academia. Este encontro foi um momento de reconhecimento de 2 instituições que trabalham em áreas importantes para a sociedade, que são a Educação e a Cultura. Estamos a comemorar aniversário. A academia fará 75 anos e o conselho 50 anos. A integração é o sentido do nosso encontro”.

Sair da versão mobile