Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Apagão de meia hora causa transtornos à população

Se o alerta feito exclusivamente À GAZETA, no final do mês passado, pelo técnico da Eletronorte e membro da diretoria do Sindicato dos Urbanitários, Alberto Fernandes, se concretizou ou não, ainda se sabe. Fato é que a queda de energia de quase meia hora que aconteceu no final da manhã de ontem, na Capital, causou muitos contratempos à população, especialmente no que diz respeito ao trânsito da cidade e aos setores do comércio e indústria.

O técnico avisou que o sistema local de distribuição de energia poderia passar por um momento de instabilidade, após uma decisão da Eletrobras/AC de substituir a mão de obra experiente das subestações de Rio Branco, que são as controladoras do fornecimento de energia da cidade. A troca é para tirar os técnicos capacitados da Eletronorte e colocar no lugar deles outros profissionais recém contratados e que são treinados por uma equipe não tão qualificada.

Em nota emitida na manhã de ontem, a Eletrobras Distribuição Acre reconhece que o problema partiu de uma subestação na Capital, que seria da alçada da Eletronorte. Mas não especifica qual seria o motivo que teria provocado a queda de energia (‘apagão’). Confira:

“A Eletrobras Distribuição Acre informa a seus clientes que a interrupção no fornecimento de energia elétrica, ocorrida hoje [ontem, segunda], das 11h57min às 12h36min, que atingiu Rio Branco, Bujari, Porto Acre e Sena Madureira, foi gerada na subestação Rio Branco, de propriedade da Eletrobras Eletronorte. As causas da interrupção estão sendo investigadas pelos técnicos da empresa”.

Sair da versão mobile