Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após redução da tarifa, modernização dos coletivos é próximo passo

 A redução na tarifa estudantil entrou em vigor nesta segunda, porém ontem foi lançado, oficialmente na Praça da Revolução, o movimento “Tá Valendo”. A passagem de ônibus aos estudantes das redes municipal, estadual e federal custará R$ 1,00. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no último 21 de março.

 Durante a campanha eleitoral, o prefeito Marcus Alexandre prometeu aos estudantes a redução da passagem. “Essa é uma vitória da juventude e dos estudantes do município. Foi um compromisso que assumimos e cumprimos. Desde o primeiro dia do ano começamos a trabalhar, cumprindo todos os compromissos que assumimos durante a campanha. Agradeço a confiança que os estudantes e jovens tiveram conosco e a maneira de retribuir é cumprindo o prometido”, disse o prefeito.

 Desde a legislatura passada o vereador Gabriel Forneck assumiu o compromisso com os estudantes. “É uma felicidade muito grande, principalmente para mim, pois há dois anos estamos lutando, fazendo indicação e estudos. Apresentamos ao prefeito ano passado, quando ele era candidato. Isso faz parte da minha história no movimento estudantil e conseguimos o primeiro passo, o da passagem à R$ 1,00. O sonho de todos os estudantes brasileiros é que o transporte coletivo seja gratuito, como no Rio de Janeiro. Sabemos que a realidade econômica é diferente. Parabenizo ao prefeito, à Câmara Municipal, que aprovou o projeto por unanimidade e aos estudantes, por terem conquistado essa grande vitória na forma democrática”.

 Durante o evento, outra medida da política de readequação e modernização do sistema de transporte público foi apresentada. Quatro ônibus, dois articulados e dois alongados, com capacidade para 120 passageiros cada, o dobro da capacidade de ônibus normais, irão realizar o percurso em “expresso”, realizando paradas apenas nos pontos de maior intenção de destino.

 Os ônibus articulados irão atender as linhas Sobral, Universitário via Ufac. Usuários do Tucumã, Tamgará e parte da Estação Experimental serão beneficiados também. Já os alongados atenderão as linhas Santa Maria/Vila Acre e Liberdade, beneficiando também comunidades do entorno da Sobral, Santa Maria, Vila Acre e Chico Mendes.

 Ricardo Torres, superintendente do RbTrans, afirma que os ônibus irão funcionar, no primeiro momento, em forma de teste. “Rio Branco sempre teve uma dinâmica de usar o mesmo tipo de veículo, nos últimos 15 anos o modelo é o mesmo. Estamos trazendo dois carros alongados, com o perfil diferente, para avaliá-los e dimensionar a nova frota que irá vir futuramente. Pretendemos trazer também micro ônibus, veículos de piso baixo. Esses são os primeiros que vem em caráter de teste, se for aprovando iremos evoluir para trazer carros novos. Rio Branco precisa evoluir na frota e na qualidade de serviço. São os primeiros testes em relação à tipos de veículos que iremos usar para operar na capital. Estimamos que 30 novos veículos cheguem até à capital no decorrer desse ano.”.

 O estimando é que, por dia, mais de três mil pessoas utilizem os veículos. O prefeito destacou que mais ônibus como estes podem compor a frota da capital. “Se der certo, em 60 dias iremos trazer mais ônibus como estes para nos ajudar. As grandes capitais já utilizam desses ônibus, principalmente nos horários de pico, para garantir um transporte com maior número de pessoas e conforto. Pedi para as empresas que tivéssemos isso”.

 Richard Brilhante, presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cebrb), frisou que estudantes de todos os segmentos irão ser beneficiados com as duas ações. “É uma conquista para todos os estudantes, o prefeito cumpriu o que prometeu em campanha e todos nós estamos felizes. É uma vitória de todos os 56 mil beneficiados com a redução da passagem. E os ônibus maiores ajudam não só os secundaristas, mas principalmente os universitários, atendendo a todos. Todo mundo ganha com essa ação”.

Sair da versão mobile