Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Artesãos acreanos recebem carteiras de identificação

 A Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) entregou a 100 artesãos acreanos carteiras de identificação cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O SICAB foi desenvolvido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o propósito de promover a junção de informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal.

 O sistema foi implantado em 2007 e reúne, em um único ambiente, dados dos artesãos e suas organizações de todo país. Segundo Simone Nascimento, responsável pelo Setor de Artesanato da Setul, os artesãos serão reconhecidos em qualquer feira do segmento. “Os artesãos do Acre podem participar de feiras nacionais com o nosso apoio. A partir de agora, eles estão registrados e conhecidos nacionalmente. Isso é um benefício para eles. A Setul, além de ser parceira, é articuladora dos artesãos”.

 A finalidade do sistema é oferecer uma base de dados ao PAB que possibilite o cadastramento único dos artesãos do Brasil para unificar as informações em âmbito nacional. “Com esse cadastro, temos a ideia de quantos artesãos e trabalhadores manuais existem e quantas precisam de recursos, incentivo e de participação em projetos. Essa carteira serve para isso. A carteira foi feita por nós, com apoio das prefeituras, Sebrae, cooperativas e associações”, disse Simone.

 Antônia Maria trabalha há mais de 25 anos com artesanato em tecidos. Ela cria bonecas, fantoches, sapatos para bebês e outros. Para Antônia, a carteira do Artesão e do Trabalhador Manual irá facilitar mais. “Isso é um reconhecimento. Podemos chegar a qualquer canto e apresentar a nossa carteira. Muita gente, assim como eu, vive somente do artesanato. É uma batalha, matamos um leão todos os dias, mas temos o prazer em trabalhar com isso. Com a carteira, fica mais fácil de expor o nosso produto e participar de feiras”.

Sair da versão mobile