Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Base de policiamento integrado é inaugurada no Calafate

Base polícia Calafate - F.Alexandre Noronha 1Com o objetivo de atender a população, diminuir índices de violência e realizar o policiamento ostensivo na região, foi inaugurado na manhã de ontem, a Base Integrada de Polícia Comunitária na Região do Calafate. A base irá funcionar 24 horas e contará com o apoio de policiais militares e civis.

O policiamento da região é de competência da 4ª Regional. Dos 69 bairros, 13 serão atendidos. O local não funcionará como delegacia, mas receberá informações e sugestões da população, para definir estratégias que minimizem as consequên-cias da violência do local.

A partir de agora, esse será o endereço da segurança do bairro, disse o coronel Anastácio Reis, comandante da Polícia Militar. “Essa é uma região que tem exigido muito da área de segurança pública. A instalação dessa base de segurança foi uma determinação do governador.  Antes funcionava em um trailer e agora passa a funcionar em uma estrutura melhor, onde possamos dar melhores condições de trabalho para os nossos policiais e consequentemente um melhor atendimento aos moradores do Calafate. Esperamos atender todos os problemas dessa região”.

Emilson Farias, secretário de Polícia Civil, destacou as ações que serão desenvolvidas na base. “O nosso objetivo é dar um olhar diferenciado para os inquéritos que dizem respeito a essa área, em razão da incidência criminal que deu uma leve evoluída. O nosso olhar está mais voltado para cá. Além disso, vamos trazer um delegado que estará trabalhando uma vez por semana aqui, dando ênfase a esses inquéritos, promovendo diligências e aquilo que tiver relação com o crime nessa regional, para que possamos reduzir os indicadores”.

Além do policiamento, video-câmeras serão instaladas no bairro, para garantir mais segurança aos moradores, explicou Reni Graebner, secretário de Segurança Pública. “Essa é mais uma forma de demonstrar que há uma preocupação com a segurança pública, proporcionando um local onde a própria comunidade pode participar de reuniões, colocando o serviço à disposição de uma forma mais rápida. Podemos garantir que o Calafate é o bairro onde há mais policiamento. Vamos dar a ordem de serviço para uma empresa vinda de São Paulo. Serão instaladas 32 videocâmeras em toda capital, sendo que três delas serão instaladas aqui no Calafate. Uma na entrada, outra no centro e a terceira na ponte”.

Outros segmentos da polícia serão parceiros, ressaltou o Major Rosemar Messias, comandante do 4º Batalhão. “A base traz a possibilidade de melhorarmos o policiamento ostensivo, além de possibilitar que a gente receba a comunidade, desenvolva os projetos de polícia comunitária. Vamos receber a população, que necessita dos nossos serviços. Vamos contar com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Ambiental e todas as companhias especializadas da polícia”.

Para Dim Moura, presidente do bairro Portal da Amazônia,  a base integrada da polícia  chegou em um bom momento.  “Essa era uma antiga reivindicações que tínhamos aqui e agora estamos sendo atendidos. Agora só temos a agradecer pela colaboração de todos. Quando a comunidade se une, algo positivo acontece. É de grande valor para nós, moradores do Calafate”, concluiu.

Sair da versão mobile