Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bolívia vai devolver 40 carros roubados ao Acre

Carros boliviaO comandante departamental de Polícia de Pando, José Edwin Sanchez del Carpio, assegurou ontem a disposição de devolver 13 veículos roubados no Acre. O anúncio foi feito diretamente ao secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, incluindo o repasse da lista com as placas e modelos dos carros.

A conduta da polícia boliviana faz parte de uma política de integração entre os estados limítrofes na região de fronteira do Brasil, Peru e Bolívia. Há expectativa de que outra relação com outros 42 veículos seja liberada.

“Essa comitiva da Bolívia concretiza as ações de integração”, afirmou o secretário de Estado, Reni Graebner. “Primeiramente, nós fomos até a Bolívia e, agora, eles vem até aqui com outras informações”.

Essa política de integração é parte do compromisso previsto na Carta de Rio Branco, conjunto de medidas de aproximação institucional entre os estados que formam a região da tríplice fronteira. A Carta de Rio Branco foi assinada pelo governador em exercício, César Messias, no fim de 2011.

O comandante da polícia boliviana disse que entre 15 e 20 presos brasileiros cumprem pena no presídio do Departamento de Pando. “Em relação ao assassinato ocorrido nas dependências do cárcere, a situação está sob investigação”, assegurou.

Já o assessor do governo do Departamento de Pando, Pedro Villa, minimiza a situação. “O episódio não aconteceu da maneira como se noticiou”, defendeu. “O problema é que há políticos de oposição do lado de cá e do lado de lá que deturpam a verdade”.

Em 13 de fevereiro deste ano, o detento Alekssandro Bezerra Montenegro foi morto no presídio da Villa Bush a golpes de terçado e pauladas. Nenhum envolvido foi identificado. “Como em qualquer lugar do mundo, impera a lei do silêncio nos cárceres”, reconhece o comandante da polícia, Del Carpio.

Sair da versão mobile