Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casa Rosa Mulher em documentário das 5 melhores experiências do ODM

 A Casa Rosa Mulher, vinculada à recém-criada Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, foi selecionada entre as cinco experiências que a Presidência da República utilizará para mostrar ao Brasil o êxito do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM). Vencedora do prêmio em duas ocasiões, a Casa Rosa Mulher tornou-se referência nacional na política de atendimento à mulher vítima da violência.

 A organização do ODM está produzindo o documentário “Melhores Práticas do ODM” sobre as cinco experiências nos Estados do Paraná, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Acre. “A proposta é mostrar para outras prefeituras o valor das iniciativas bem-sucedidas”, Ricardo Carvalho é diretor da TV Meio Ambiente e produtor, no Acre, do documentário de cerca de 50 minutos que a Presidência da República realiza.  Carvalho veio acompanhado de sua equipe, o cinegrafista Joel Francisco Franjoni e o engenheiro de áudio e luz Nazareno Viera de Freitas. “O que mais me impressionou foi a recuperação da autoestima das mulheres em situação de violência. A diferença é grande”, declarou Carvalho, que nesta sexta-feira, 5, entrevistou o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. “Tivemos muito avanços nos últimos anos com a garantia dos direitos fundamentais da mulher. Agora, o desafio é outro: o da inclusão socioprodutiva da mulher”, explicou o prefeito.

 Carvalho e sua equipe entrevistaram mulheres que conseguiram sair do ciclo de violência e se emanciparam com apoio da Casa Rosa Mulher. A diretora da Casa, Vanessa Motta, destacou ao documentarista a qualidade dos instrumentos de atendimento à mulher vitimada.

 A Casa Rosa Mulher foi criada pelo então prefeito Jorge Viana na década de 1990. Viveu um período de desestruturação, mas passou por tempos de reerguimento na gestão de Raimundo Angelim, que com apoio das coordenadoras Rosali Scalabrin e Graça Lopes, hoje titular da Secretaria Adjunta da Mulher, elevou à condição de referência no País. Os dois prêmios ODM confirmaram sua eficácia na política de assistência à mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social oferecendo ações de atendimento em saúde, psicologia, apoio jurídico e atividades educativas e formativas. Essas ações têm como orientação o resgate da autoestima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social. É uma das importantes iniciativas da Prefeitura de Rio Branco. 
 

Sair da versão mobile