Por meio do programa de Readequação da Malha Viária (Revi), a Prefeitura de Rio Branco vai fazer alterações no Centro de Rio Branco, na região próxima à Oca, para garantir maior comodidade e segurança para os pedestres e vagas para o estacionamento de carros. Serão feitas e reconstruídas calçadas nas avenidas Brasil, Ceará e Rua Quintino Bocaiúva e novas vagas de estacionamento serão abertas próximo ao Centro de Atendimentos de Programas Sociais, em frente à Galeria Cunha.
As calçadas e o passeio de toda a extensão do Camelódromo também serão refeitos. O prefeito Marcus Alexandre, que esteve no local na manhã de sábado, relata que o conjunto de intervenções vai melhorar a fluidez no trânsito e evitar que as pessoas tenham que disputar espaço com os carros.
O superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, lembra que por meio do programa de Readequação da Malha Viária de Rio Branco, este ano já foram feitas alterações na Avenida Antônio da Rocha Viana, Rua Rio Grande do Sul perto do Cristo do Zamir, Rua Alvorada com Francisco Mangabeira, perto da Unimed Bosque e no Conj. Manoel Julião.
Mobilidade e Acessibilidade
Redução, construção e readequação de rotatórias das principais vias, construção de calçadas e rampas e potencialização dos equipamentos de acessibilidade, são algumas medidas que garantem maior mobilidade urbana e que vêm sendo adotadas pela prefeitura de Rio Branco. Ricardo Torres explica que são medidas simples que evitam acidentes e engarrafamentos e garantem a mobilidade urbana.
Na saída do Conjunto Manoel Julião, sentido Isaura Parente, a Emurb faz o reordenamento da pavimentação, das calçadas, meios fios, saídas de bueiros e a operação tapa buracos. A Rbtrans vai deslocar o eixo e o meio da pista mais para a esquerda. A alteração vai permitir que dois carros possam ter acesso à saída para a Rua Isaura Parente, com mais segurança.
Está programada ainda, mudança na Avenida Getúlio Vargas. Desde o Juventus até o Bradesco, haverá restrição de estacionamento e o sentido das ruas transversais será alterado de mão dupla para sentido único, facilitando circulação e estacionamento.
Outra intervenção importante será realizada no 2º Distrito, na saída do bairro 6 de Agosto, o motorista não terá que atravessar a ponte para pegar a Via Chico Mendes, podendo virar a esquerda no semáforo da Caixa D’água, na Avenida Dr. Pereira Passos.
As alterações que resultam em maior mobilidade são executadas por vários órgãos municipais: a Semsur faz a limpeza e retirada de entulho e depois a Emurb faz a recuperação do asfalto e outras alterações como a diminuição de rotatórias e a construção de calçadas com rampas com acessibilidade. A secretaria de Obras Públicas coordena o Programa de Construção e Recuperação de Calçadas e a Rbtrans conclui o serviço com a implantação ou revitalização da sinalização vertical e horizontal. (Ascom PMRB)