A coordenadora do Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica (Ser Homem), Luiza Barros, participou na Rádio Difusora Acreana, nesta quarta-feira, 3, do programa “Agora Que São Elas”, apresentado pela jornalista Melissa Jares. O programa, idealizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), tem como o objetivo levar às mulheres todas as informações de que elas precisam para que possam fazer valer seus direitos em casos de violência doméstica.
Inicialmente, Luiza Barros explicou que o serviço surgiu da observação de redes de atuações voltadas para as mulheres vítimas de violência, sem trabalhar especificamente com os homens autores das agressões, cuja sinalização dessas ações está prevista na Lei Maria da Penha.
A coordenadora relatou que o Ser Homem tem como objetivo atender homens que foram ou estão sendo acusados da prática de violência doméstica e familiar. Com a participação nos grupos reflexivos, eles podem compreender, sensibilizar-se e obter uma mudança de comportamento.
O acesso ao serviço é encaminhado pela rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e que espontaneamente procuram o serviço, afirma Luiza. Ao fim da entrevista, ela anunciou que as ações do serviço já alcançaram mais de 140 homens e que a próxima meta é alcançar mais pessoas no interior do Estado.
O Ser Homem é financiado por convênio com o Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que está localizada na Rua Francisco Mangabeira, 33, Bosque, Telefone: (68) 3215-2310.