O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, 1º, publica portaria do secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, reconhecendo a situação de emergência decretada pelo prefeito Marcus Alexandre em Rio Branco em decorrência da enchente do Rio Acre.
Na portaria, o secretário da Defesa Civil Nacional reconhece as informações prestadas pelo prefeito da capital para decretar a situação de emergência da cheia do rio, que desabrigou centenas de famílias na capital do estado, com 382 delas sendo alojadas pelo governo e prefeitura no Parque de Exposições.
Nesta segunda-feira, por a orientação do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre, o governo e a prefeitura começaram a colocar em prática a Operação Volta pra Casa das famílias desabrigadas. Uma nova força tarefa foi mobilizada pelo governo e prefeitura envolvendo 96 homens, que se dividiram em 16 equipes, para apoiarem a limpeza das ruas inundadas pela enchente. Cada equipe conta com caminhão, carro pipa, retroescavadeira e outros itens para apoiar a limpeza das ruas.
Apesar dos sinais de vazante no Rio Acre, detectados no final de semana, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre determinaram que todas as equipes permaneçam mobilizadas até que as famílias desabrigadas possam voltar em segurança para as suas casas.
As equipes da prefeitura e do governo do Estado seguem também trabalhando na assistência às 382 famílias abrigadas no Parque de Exposições. No local, está sendo concluída a construção de mais 24 boxes, totalizando 525. Também continuam acontecendo atividades esportivas e recreativas para as crianças, além de assistência de saúde.