O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) suspendeu nesta quarta-feira (3) a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 197 condutores no Acre. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado e tem o objetivo de tornar público os nomes de motoristas que precisam se regularizar com o departamento.
Há duas formas específicas que acarretam na suspensão da CNH. A primeira é quando o motorista atinge 20 ou mais pontos na carteira e a segunda é quando o condutor infringe a legislação do trânsito, desrespeitando as normas, como andar sem capacete ou dirigir alcoolizado.
A CNH pode ficar retida pela corregedoria de trânsito em um período que varia de 1 a 12 meses conforme a infração e penalidade aplicada. Caso o motorista tenha mais de uma notificação de descumprimento da lei de trânsito, essa penalidades podem se tornar acumulativas.
Após a divulgação, os condutores convocados devem se dirigir à corregedoria do Detran e entregar a sua CNH que fica retida por um período determinado conforme a infração. Durante este período o motorista passa por um curso de reciclagem de 30 horas.
O motorista deve esperar o período determinado no recibo de recolhimento. Feito o procedimento, o condutor estará regulamentado com o Detran e poderá reaver sua carteira de habilitação. (Tácita Muniz, do G1/AC)