Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eleitores de Rio Branco passarão por recadastramento biométrico a partir de maio

 A Corte Eleitoral do Acre aprovou em sessão plenária, realizada na tarde desta segunda-feira, 8, a resolução que autoriza recadastrar por meio da biometria todos os eleitores da capital acreana. A partir de maio, os eleitores que votam em Rio Branco deverão comparecer ao posto da Justiça Eleitoral para participarem da revisão.

 A meta do Tribunal Regional Eleitoral do Acre é que as eleições de 2014 em Rio Branco sejam biométricas, assim como já ocorre em Bujari e Assis Brasil. Vários outros Estados do país estão passando pelo mesmo procedimento, e o Tribunal Superior Eleitoral estima que até 2018 as eleições no Brasil sejam 100% biométricas.

 Para participar do recadastramento, o eleitor deverá se apresentar ao local a ser informado pelo TRE, em breve, portando documento de identidade e CPF. Durante o atendimento, ele terá os dados revisados e em seguida passará por coleta de novos dados, como fotografia, impressões digitais e assinatura, sendo esses dois últimos por meio de um leitor óptico.

 O voto biométrico é mais um processo eletrônico adotado pelo TSE para garantir a segurança das eleições. De acordo com a comissão do Projeto de Biometria de Rio Branco, o voto biométrico anula qualquer possibilidade de fraude no dia do pleito, uma vez que a urna só é liberada para a votação de um determinado eleitor depois que ele é identificado por meio da digital, em sua seção.

Sair da versão mobile