Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Encontro Nacional dos Detrans termina com saldo positivo

SawanaApós dois dias de debates sobre experiências e soluções de sucesso desenvolvidas pelos órgãos executivos de trânsito de todo o país para melhorara aplicação das políticas públicas relacionadas ao trânsito, o XLI Encontro Nacional dos Detrans, que aconteceu no auditório do Hotel Real Classic, em Aracaju/SE, foi encerrado com um saldo positivo.
Entre os temas abordados na manhã desta sexta-feira, 26, estiveram o Registro e Licenciamento de ciclomotores, que foi suscitado pelo diretor-geral adjunto do Departamento Esta-dual de Rondônia, Detran/RO, José Maria Sobral de Carvalho.

“Esse é um tema comum a todos os Detrans porque os veí-culos ciclomotores provocam diversos reflexos na atividade executiva dos órgãos de trânsito, já que utilizam a via pública e são conduzidos, na maioria das vezes,por pessoas não habilitadas. Fizemos questão de trazer o assunto ao debate para que haja um encaminhamento ao Denatran e ao Contran e nós possamos ter umadisciplina dessa matéria”, explica José Sobral.

Dos 27 Detrans existentes no país, 24 foram representados pelos seus respectivos diretores na reunião. Fato observado com entusiasmo pelodiretor-presidente do Departamento Estadual de Sergipe – Detran/SE -, BoscoCosta.

“É muito gratificante receber os membros da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito – AND – em nosso estado. Os representantes dos três Detrans que não puderam comparecer ao encontro fizeram questão de justificar a ausência. Esse evento é um momento oportuno para discutirmos as resoluções do Contrane os projetos e lei que estão em tramitação no Congresso Nacional para que, futuramente, possamos pleitear algumas ações junto aos deputados federais e senadores”, destaca Bosco Costa.

A presidente da AND e diretora-geral do Detran do Acre, Sawana Carvalho, classificou o encontro como produtivo. “Durante essa reunião nós debatemos algumas de nossas grandes preocupações, que são o trabalho voltado à Educação de Trânsito e a preparação e formação dos novos condutores pelos Centros de Formação. O encontro aqui em Sergipe foi frutífero. Todos nós saímos muito satisfeitos em prol de um trânsito mais seguro para atender a sociedade civil de todo o Brasil”, conclui a presidente da AND. (Brenda Arysia / Do site Faxaju.com.br)

Sair da versão mobile