27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Finalizada operação volta pra casa das famílias abrigadas no parque de exposições

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/04/2013 - 19:53
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Com apoio do Exército e do governo do Estado, a prefeitura de Rio Branco iniciou na terça-feira, 2, a volta para casa das famílias que estavam abrigadas no parque de exposições Marechal Castelo Branco há cerca duas semanas em decorrência da enchente do rio Acre.

 De acordo com o tenente-coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil, na terça-feira 174 famílias foram retiradas para retornar às suas casas, na quarta-feira foram 163 famílias, finalizando na quinta com as 49 que ainda permaneciam no parque. Além do Exército, a retirada foi realizada por trabalhadores da Semsur, Emurb e também por homens do Corpo de Bombeiros.

 O nível do rio Acre chegou a 15,34 metros e na medição das seis da manhã de quinta-feira, 4, estava em 11,14 metros, o que para o coordenador da Defesa Civil já era possível fazer o retorno de todas as famílias com segurança. Na retirada foi utilizado o critério da ordem inversa da chegada no parque. Os primeiros a sair foram os últimos a serem alojados.

 Além da retirada das famílias, a prefeitura de Rio Branco iniciou na última segunda-feira, primeiro de abril, a limpeza das ruas que foram atingidas pela enchente e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde fazem o monitoramento para evitar uma série de doenças, entre as quais a leptospirose, causada pela urina dos ratos. Kits de limpeza também foram entregues para as famílias atingidas pela cheia do rio.

 Este ano, o parque de exposições chegou a abrigar mais de 1,6 mil pessoas, das quais quase setecentas eram crianças. Elas tiveram toda a assistência da prefeitura de Rio Branco. A Secretaria Municipal de Saúde coordenou a distribuição de kits bucais, realizou vacinas, atualizou carteiras de vacinação e prestou toda a assistência necessária às famílias.

 Mais do que isso, a prefeitura, em parceria com o governo do Estado, também colocou no parque de exposições, este ano, uma série de serviços, como corte de cabelo, diversas atividades esportivas, lúdicas e até sessões diárias de cinema para as crianças e também para os adultos.

 A segurança do parque foi garantida pelos vinte homens do policiamento municipal, que tiveram apoio de policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que além de realizar rondas dentro do parque, também realizaram, de barco, blitz nos bairros atingidos para que as casas dos desabrigados fossem preservadas.

 O fluxo de veículos na parte interna do parque foi controlado pela RBTRANS, com o objetivo de garantir segurança as pessoas que estavam abrigadas no local, sobretudo as mais de setecentas crianças e evitar a ocorrência de acidentes.
Este ano, oito bairros foram atingidos pela enchente do rio Acre. O prefeito Marcus Alexandre, além de visitar diariamente as famílias que ficaram alojadas no parque de exposições, visitou todos os lugares atingidos e prestou solidariedade às famílias que foram vítimas da alagação.

“Ficamos muito tranquilos”

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 A dor e sofrimento causados às famílias atingidas pela enchente do rio Acre foram minimizados pela ação da prefeitura aos desabrigados. O apoio não foi dado somente no parque de exposições, mas também nos bairros. No pós-enchente, todo um trabalho de limpeza das ruas está sendo realizado, juntamente com a distribuição de kits de limpeza.

 Dona Oneide Teixeira, moradora do bairro Cadeia Velha, diz que ficou “tranquila”, apesar da água ter chegado até a sua casa. Sem a ajuda da prefeitura, diz, as coisas poderiam ter sido muito pior e sua casa poderia ter sido saqueada caso governo e prefeitura não tivessem dado a assistência necessária.

 Ela faz questão de elogiar todas as equipes que trabalharam no acolhimento das pessoas no parque de exposição. “Não temos do que reclamar. Fomos muito bem acolhidos e toda a assistência necessária foi prestada pelas equipes aqui no parque”, fez questão de dizer.

 Quem também gostou do acolhimento das equipes e do trabalho realizado pela prefeitura aos desabrigados no parque de exposições foi seu Aldenor Araújo, morador do bairro Taquari. Ele gostou principalmente do trabalho de segurança realizado durante a noite.

“O trabalho realizado por todos aqui foi muito satisfatório, principalmente durante a noite, quando os policiais garantiam a segurança de todos”, afirmou.

voltapcasa2

voltapcasa1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Operação Guerra contra a Dengue resulta na queda de 20% dos casos na Capital

Próxima Notícia

Funcionários do Saerb entram em greve e criticam presença da polícia na ETA 2

Mais Notícias

Equipe do projeto Educação Financeira visita escolas no Acre
Destaques Cotidiano

Equipe do projeto Educação Financeira visita escolas no Acre

27/08/2025
STF derruba regra militar que veta casados em cursos de formação
Geral

STF derruba regra militar que veta casados em cursos de formação

27/08/2025
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Rio Branco recebe ‘Oficina de Portfólio Cultural’ e Espetáculo ‘Carcinoma’ nesta quinta-feira

27/08/2025
Foto: Arquivo Pessoal
6º destaque

Cores Amazônicas: exposição do artista Dim destaca arte, cultura e história do Acre no TCE

27/08/2025
mais-medicos-e1549489004929 (1)
4º destaque

Mais Médicos: 12 profissionais começam a atuar em sete municípios do Acre e dois DSEIs

27/08/2025
Foto: Divulgação
6º destaque

Inscrições para palestra de Zico em Rio Branco são suspensas por alta demanda; governo avalia ampliar vagas

27/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Funcionários do Saerb entram em greve e criticam presença da polícia na ETA 2

Coordenadora do projeto Ser Homem fala sobre ações contra a violência doméstica na Rádio Difusora

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre