2 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Funcionários do Saerb entram em greve e criticam presença da polícia na ETA 2

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/04/2013 - 20:00
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Funcionários do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) paralisaram suas atividades por tempo indeterminado desde às 00:00 hs de ontem. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada na última segunda-feira. Os trabalhadores tentaram se reunir no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), próximo à terceira ponte, mas foram impedidos de entrar no local por policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Os trabalhadores reivindicam condições de trabalho, segurança e reposição salarial. Segundo o vereador Marcelo Jucá, por várias vezes houve tentativas de negociação com a direção do órgão. “Estou aqui tanto no papel de vereador quanto ao de sindicalista. Não dá para ficar mais dessa forma. Os trabalhadores e o movimento sindical está há mais de dois anos aguardando propostas para solucionar esse impasse. Há tempos eles estão evitando uma greve, que já poderia ter ocorrido. Entramos em um bom senso, fomos para as negociações, mas infelizmente foram só promessas, nada de concreto. A direção do órgão teve muito tempo para apresentar uma proposta”.

 O vereador frisou que não era necessária a presença de policiais, já que o movimento sempre ocorreu de forma pacífica. “Todas as vezes que procuramos o município e o Estado, a resposta é que a discussão irá iniciar em maio, mas não dão nenhuma garantia. Temos documentos assinados. Se eles tivessem feito algo, os trabalhadores não iriam estar aqui. Todos estão preocupados porque o órgão está enchendo de empresas terceirizadas. Queremos a definição real disso, fomos recebidos por policiais, parece que estamos voltando aos tempos de ditadura militar. Estamos de forma pacífica, como o movimento sempre foi”.

 O sindicato tentou o diálogo no início de 2013 até a semana passada, mas todas as reuniões foram adiadas, afirmou Fernando Barbosa, presidente do Sindicato dos Urbanitários. “Os funcionários tem um problema que não é de hoje. Se o governo e prefeitura tivessem cumprido o que foi acordado, nada disso estaria acontecendo. O principal ponto é a revisão dos PCCR dos trabalhadores, que era para ter acontecido durante todo o ano de 2012 e não ocorreu. Os trabalhadores cansaram, pois entendem que da forma que estava sendo conduzido, acabaria não acontecendo essa revisão. Iremos ficar parados por tempo indeterminado, até que seja dado um sinal de negociação de verdade”.

 Felismar Mesquita, Superintendente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), afirmou que está aguardando o sindicato para dar início às negociações. “Desde a segunda-feira, quando recebemos o comunicado do sindicato, automaticamente informamos ao governador e ao prefeito. Pedimos que as partes pudessem ter acesso e chamar para uma conversa, mas infelizmente a decisão radical de greve está impedindo isso. Estamos aguardando um posicionamento, que os ânimos se abrandem e que consigamos um nível de diálogo e a partir disso resolver os problemas”.

grevedepasa

marcelojgreved
Marcelo Jucá frisou que não era necessária a presença da polícia

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Finalizada operação volta pra casa das famílias abrigadas no parque de exposições

Próxima Notícia

Coordenadora do projeto Ser Homem fala sobre ações contra a violência doméstica na Rádio Difusora

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Famílias acreanas mantêm intenção de consumo em alta, apesar da queda no cenário nacional

02/11/2025
Foto: Divulgação
Geral

Seguem abertas inscrições para Campus Mobile no AC; vencedores ganharão viagem

02/11/2025
Foto: Mell Liz
Geral

Inscrições para pareceristas culturais da prefeitura se encerram na segunda

02/11/2025
Foto: Reprodução
3º destaque

Morador de Rio Branco é condenado a pagar R$ 3 mil por ofensas em redes sociais

02/11/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
1º destaque

Salário de mais de R$ 4 mil: Processo seletivo para professores do Acre abre inscrições nesta segunda

02/11/2025
Dupla sertaneja Bruno e Marrone — Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Bruno & Marrone têm show confirmado em Rio Branco em 2026

02/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Coordenadora do projeto Ser Homem fala sobre ações contra a violência doméstica na Rádio Difusora

Governo autoriza reajuste de 6,31% nos preços de remédios

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre