2 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ministério Público mobiliza sociedade acreana contra PEC 37

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/04/2013 - 19:22
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, no Acre, com o apoio de outras instituições, estão mobilizando a sociedade para participar da Semana de Mobilização contra a PEC 37, que será realizada em todos os estados e no Distrito Federal de 8 a 12 deste mês. O objetivo é informar sobre a proposta que torna a atividade investigatória criminal exclusiva das polícias federal e civil.

 Nesta quarta-feira (3), a procuradora-geral em exercício, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, e o presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Acre (Ampac), Admilson Oliveira e Silva, estiveram na Câmara de Vereadores de Rio Branco em busca de apoio e convidando os parlamentares a participarem do Ato Público de Mobilização contra a aprovação da PEC 37, que será realizado no próximo dia 12, na Assembleia Legislativa.

 A intenção é sensibilizar, além da classe política, estudantes e outros segmentos sociais e esclarecer as consequências que a aprovação dessa proposta pode causar principalmente no que se refere ao combate à corrupção e impunidade, já que o Ministério Público, Receita Federal, Banco Central, tribunais de contas e outras instituições ficariam impedidos de realizar qualquer investigação criminal. No dia 9, a procuradora-geral Patrícia de Amorim Rêgo reúne a imprensa local para falar sobre o assunto, entre outras questões. “Esta é uma luta de toda a sociedade em torno da proteção de seus valores mais caros. Afinal, quando se enfraquece o Ministério Público perdemos todos nós, que cedemos a força de uma contracorrente que deseja continuar alheia ao alcance das leis e da transformação político-social preconizada pela Constituição de 1988, ainda que para isso sacrifique a lógica e a própria segurança social”, diz a procuradora-geral no artigo ‘Mais uma vez a PEC da Impunidade’, que ela assina juntamente com o promotor Ildon Maximiano.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Procuradores e promotores de Justiça de todo o estado irão participar do ato público, onde serão expostos todos os preceitos constitucionais e legais que fundamentam o poder investigatório criminal do Ministério Público e de outras instituições. Na oportunidade, a sociedade também será ouvida e poderá dar a sua opinião sobre o tema e sugestões que contribuam para o aprimoramento da atuação do MP no âmbito da persecução penal.

 A audiência pública no Acre está prevista numa agenda nacional, que foi definida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) para mobilizar a sociedade brasileira contra a PEC 37. No dia 24 de abril, os procuradores-gerais irão se reunir, em Brasília, para entregar os resultados dos atos públicos aos parlamentares.

  A PEC 37 é de iniciativa do deputado federal Lourival Mendes (PT do B/MA) e está tramitando no Congresso Nacional desde 2011. A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e será encaminhada ao Plenário.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ufac oferta 18 vagas de Mestrado Profissional para professores da rede pública

Próxima Notícia

Perpétua apresenta projeto para reduzir gastos de patrões e evitar demissões de empregados domésticos

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
Destaques Cotidiano

“Minha pátria é a língua pretuguesa”: Semana de Letras celebra 50 anos da independência dos países africanos lusófonos

01/11/2025
Edital da Ufac abre inscrições para brinquedoteca no campus de Rio Branco, com vagas para crianças de 3 a 10 anos (Foto: Divulgação)
1º destaque

Inscrições seguem abertas para bolsas e auxílios da Ufac; saiba valor e como participar

01/11/2025
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
9º guia gazeta

Inep vai reaplicar a Prova Nacional Docente (PND) em 11 locais

01/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Serviços lideram geração de empregos no Acre e abrem 580 vagas em setembro

01/11/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Acre supera Amazonas e Tocantins e ocupa 18º lugar no ranking da Regra de Ouro

01/11/2025
Os l
Destaques Cotidiano

Prefeitura aprova política municipal de resíduos sólidos para reduzir lixo

01/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Perpétua apresenta projeto para reduzir gastos de patrões e evitar demissões de empregados domésticos

A 20 dias do fim do prazo, só 3,1% dos eleitores faltosos do Acre se regularizaram

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre