4 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MP/AC promove seminário sobre rede de proteção a crianças e adolescentes

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/04/2013 - 19:50
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Para garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, o Ministério Público do Acre (MP/AC), por meio da Coordenadoria de Defesa da Infância e da Juventude está realizando, desde ontem, o Seminário ‘Atuando em rede na Defesa da Infância e da Juventude’.

 O projeto, que é financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), será executado nos municípios de Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Xapuri, Senador Guiomard, Porto Acre, Sena Madureira, Manuel Urbano, Rio Branco, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.

 Segundo o procurador de justiça Carlos Maia, o coordenador de Defesa da Infância e da Juventude do MP, a intenção é divulgar e implantar fluxos operacionais sistêmicos que busquem garantir direitos das crianças e adolescentes. “O projeto Conexão de Direitos tem como objetivo geral difundir os fluxos e operacionais sistêmicos da ABMP. Como estratégia desse projeto, o seminário “Atuando em Rede na Defesa da Infância e da Juventude” esta sendo realizado. A proposta é identificar profissionais em instituições que trabalhem no sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A partir disso, podemos identificar os equipamentos e serviços disponíveis para construir o fluxo conforme a realidade local de cada município”.
O procurador destacou o envolvimento de várias entidades. “No Acre, temos a cultura e a vontade de trabalhar em rede. Todos entendem que não há como trabalhar sozinho, lutamos e fortalecemos em conjunto. Toda a rede de atenção à criança e ao adolescente está presente, seja no eixo da responsabilização, da garantia e defesa dos direitos, proteção e acolhimento”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Irandi Pereira, coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) foi uma das palestrantes do evento. Ela explicou que o seminário faz parte de um processo que a ABMP vem desenvolvendo desde 2007 em vários Estados.  “Esses fluxos operacionais sistêmicos é a legislação compreendida na sua forma prática. Os programas de atendimento com tantas políticas públicas podem de fato ser efetivadas com eficácia no cotidiano da vida de crianças e adolescentes, sob a ótica dos direitos humanos”.

 Esses fluxos são subsídios técnicos e operativos, para que cada um possa olhar, compreender e fazer a leitura da legislação, atuando de uma forma mais eficaz e eficiente, ressaltou Irandi. “O Acre é um Estado que saiu a frente, a medida que será discutido os fluxos que foram construídos coletivamente por promotores, juízes, defensores e gestores públicos, conselheiros de direito e tutelares, profissionais da área da educação, saúde e assistência. Portanto são fluxos construídos para dar conta dessa ideia da intersetorialidade, da interinstucionalidade e do olhar interdisciplinar dos profissionais que atuam na garantia do direito da infância e da adolescência no país”.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Rios do Acre permanecem estáveis, exceto o Juruá

Próxima Notícia

Pacientes do TFD recebem tratamento de beleza do Senac/AC

Mais Notícias

Foto: Divulgação/@marceloles
Geral

Espetáculo “Tocantins em Concerto” chega ao Acre com celebração da música regional e entrada gratuita

03/11/2025
Foto: Arquivo pessoal/Thomas Silva
5º destaque

Paratleta acreano Thomas Silva embarca para Mundiais de Parajiu-jítsu na Tailândia e nos Emirados Árabes

03/11/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Geral

Ifac encerra nesta terça, 4, inscrições para tutores com bolsa de R$ 1,1 mil em curso de pós-graduação

03/11/2025
Acre registra mais de 300 roubos por 100 mil habitantes e fica em 13º em ranking nacional de segurança
4º destaque

Acre registra mais de 300 roubos por 100 mil habitantes e fica em 13º em ranking nacional de segurança

03/11/2025
Foto: Arquivo/Ufac
Geral

Pesquisadoras da Ufac têm projeto de biotecnologia aprovado pelo CNPq com quase R$ 1,1 milhão

03/11/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Calor abafado e chuvas pontuais marcam início de novembro no Acre, prevê Friale

03/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Pacientes do TFD recebem tratamento de beleza do Senac/AC

Policia Militar prende dois acusados de assalto na Baixada da Sobral

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre