Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia Militar do Acre realiza curso de capacitação do Proerd

 A Polícia Militar realizou, na manhã de ontem, o encerramento do curso de capacitação para novos policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O projeto é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare) que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil.

 Mais de 20 policiais, entre praças e oficiais, da Capital e do interior, iniciaram o curso no último dia 1º. O curso faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Milita do Acre (PM/AC) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentro das ações do programa ‘Crack, é possível vencer’, explicou a tenente-coronel Margarida Brandão, coordenadora do curso. “Hoje, a Senasp investe em capacitação. Essa já é a 10ª edição nacional, na qual policiais de todo o Brasil estão recebendo o curso do Proerd. No Acre estão se formando 25 policiais, que irão atuar nessa linha preventiva”.

 A coordenadora afirmou que o trabalho de prevenção é levado para as salas de aula. “O próximo passo é estruturar o Estado e a coordenação estadual, para que, através dos recursos didáticos, estes programas possam ser aplicados em sala de aula. É de suma importância que as secretarias estadual e municipal de Educação estejam juntas. Eles irão trabalhar com exclusividade na prevenção, em escolas públicas e privadas, com alunos que estão cursando o 5º ano”.

 Além de proporcionar mais conhecimentos no trabalho policial, o curso aproximará a polícia da comunidade, destacou a tenente Eliana Maia. “Foram 2 semanas de estudos intensos, as quais foram transmitidos conhecimentos e habilidades importantes para o policial militar, principalmente no desenvolvimento de ações preventivas. O trabalho de prevenção é demasiadamente importante, principalmente na PM. Teremos uma aproximação maior com a comunidade, principalmente com as crianças”.

 José Anastácio, comandante da Polícia Militar, ressaltou a atuação dos profissionais a partir deste momento. “São mais policiais preparados para conscientizar as nossas crianças do grande mau e perigo que são as drogas. Estamos capacitando esses policiais, que devem reforçar os instrutores já formados. Atuarão em todos os municípios do Estado, procurando conscientizar crianças, os pais e a comunidade escolar. Esperamos ajudar na formação dessas crianças e que elas possam repassar esse conhecimento aos vizinhos e amigos, transformando nossa sociedade mais pacífica. Todos ganham com isso”.

 Cristian Araújo, aluno do 5º ano da escola Salgado Filho, afirmou que aprendeu muito com o Proerd. “Conversamos e estudamos muito sobre a questão das drogas. É ensinado que não podemos utilizar esse tipo de substância. Se usar, a gente pode ficar muito mal e até morrer. Droga é ruim, não devemos utilizar”.

Sair da versão mobile