Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Policiamento Municipal será realizado em vários pontos

PoliciamenttoEm um convênio de cooperação técnica e financeira entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado, a partir do mês de maio será implantada o Policiamento Municipal pela Polícia Militar. O projeto tem como objetivo fortalecer a segurança em locais públicos de grande movimentação, garantindo a preservação do patrimônio público e a tranquilidade dos frequentadores. 

Durante reunião realizada ontem, necessidades e reclamações dos representantes dos locais beneficiados foram ouvidas. Foi acertado os últimos detalhes do modelo de policiamento. Inicialmente irá acontecer nos parques do Horto Florestal, Capitão Ciríaco, Raimundo Melo e Chico Mendes, mercados Elias Mansour, Bosque, Galvez, Estação e Seis de Agosto, terminais Urbano e Rodoviário. Há previsões de ampliação do projeto para outras localidades.

De acordo com o coronel Mário César, comandante do Comando de Policiamento Operacional da Capital (CPO1), o policiamento será efetuado por policiais de todos os batalhões operacionais da Capital através do sistema “Banco de Horas”. “Esse convênio estabelece a execução do policiamento em locais sob a administração municipal. Estaremos trabalhando com policiais voluntários no horário de folga. Não haverá nenhuma queda na parte operacional do serviço ordinário, tendo em vista que eles estarão com uma remuneração extra. Serão, em média, 30 policiais diariamente só para esse serviço. Normalmente o policial trabalha fazendo “bicos” e muitas vezes ele não tem a segurança necessária para executar o serviço, trabalhando sozinha, sem farda e equipamentos. No policiamento municipal, irá trabalhar com toda a segurança, preparado para o serviço e mais seguro”. 

O policiamento nos locais será feito normalmente. “Essa ação de segurança irá melhorar muito porque vamos ampliar o policiamento ostensivo em dez pontos simultaneamente na Capital. Será realizado em viaturas, motocicletas e a pé, fazendo ronda e presença nesses locais, que foram escolhidos pela Prefeitura, que apresentou como demanda e estão sob a administração municipal”, explicou o coronel. 

Joseline Guimarães, administradora do Parque Chico Mendes, aprovou essa nova ação da polícia. “A população irá ficar mais segura, confortável em usar os espaços públicos do município, principalmente no parque, que é um deles. Não tínhamos policiamento, apenas algumas rondas esporádicas. Já tivemos casos de assaltos e roubos, mas esse número reduziu consideravelmente com a presença dos policiais, que inibem essas práticas. Eles ficam com a gente aos finais de semana. Acreditamos que com a Polícia Militar presente, dá uma maior segurança à população, que irá se sentir à vontade em visitar o parque”.

Sair da versão mobile