Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura presta assistência aos moradores do bairro Seis de Agosto

Prefeito2304A Prefeitura de Rio Branco agiu rápido. No sábado, 20, uma enorme fenda se abriu na Rua Primeiro de Maio, no bairro Seis de Agosto, ameaçando desabrigar onze famílias. Nesta segunda-feira, 22, pela manhã, o prefeito Marcus Alexandre vistoriou o local e conferiu de perto a situação das famílias.

Equipe da Defesa Civil Municipal e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semsa) passaram o domingo no bairro fazendo o levantamento da situação das famílias e, já nesta segunda-feira, as 11 casas atingidas foram interditadas pela prefeitura para garantir a segurança dos moradores.

Aos moradores, o prefeito Marcus Alexandre fez questão de explicar um dos eventuais motivos para que uma fenda tenha sido aberta na Rua Primeiro de Maio: como o Rio Acre baixou muito rápido, a água infiltrada na encosta não baixou na mesma velocidade, danificando o barranco.

A solução imediata apresentada pelo prefeito Marcus Alexandre aos moradores é retirar as famílias e colocar as que tiveram as casas atingidas no aluguel social da prefeitura. Em um segundo momento, diz ele, será feito o cadastro dessas pessoas para que possam ser inscritas em programas habitacionais do Governo do Estado, como o Cidade do Povo.

“Nossa preocupação é garantir assistência para todas as famílias para que ninguém fique desabrigado nesse momento e, sobretudo que fiquem em local seguro. Vamos estudar caso a caso para que as onze famílias sejam beneficiadas”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Outra medida a ser adotada pela prefeitura de Rio Branco é o monitoramento do local feito pela Defesa Civil. Isso será feito através de um estudo a ser rea-lizado para verificar se a fenda corre em direção ao rio ou em direção as casas que ainda não foram atingidas.

Além da Seis de Agosto, o prefeito Marcus Alexandre visitou também a rua Floriano Peixoto, no trecho onde parte está interditado em decorrência do desbarrancamento da rua em frente ao colégio São José. O prefeito Marcus Alexandre irá apresentar, em Brasília, projeto para que seja construído um muro de contenção no local. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile