O Programa de Construção e Recuperação de Calçadas otimizou espaços e ampliou para pelo menos 50 as vagas de estacionamento na Rua Quintino Bocaiúva, na região que dá acesso à Avenida Brasil e à Central de Serviços Públicos (OCA), no Centro de Rio Branco. A frente de trabalho recebeu nesta quinta-feira, 18, a visita do prefeito Marcus Alexandre e do diretor de Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), Nélio Anastácio, que avaliaram o serviço que vem melhorando o trânsito e a acessibilidade naquela região, uma das mais movimentadas da cidade.
O programa de calçadas garante mobilidade e acessibilidade a pedestres e cadeirantes. Inicialmente estão sendo feitos quatro quilômetro de calçadas na região da OCA e em frente à igrejas, escolas, feiras e mercados municipais – locais de grande movimentação de pessoas. Os serviços são executados com recursos próprios da Prefeitura: R$ 411 mil nesta primeira etapa do programa.
As calçadas, como já está sendo percebida pela população, são feitas com piso tátil (que orienta os portadores de deficiência visual) e rampas para os cadeirantes. Todos os obstáculos ao longo da calçada, como tampas de bueiros estão sendo rebaixados ou afastados. Nesta primeira etapa vem sendo beneficiadas 20 escolas, 10 igrejas, 14 ruas do Centro, 5 vias principais, 6 mercados e 7 feiras. Localidades próximas à OCA, por exemplo, que recebem grande fluxo de pessoas, são realmente prioridade. Ali, o prefeito apontou questões para melhorar ainda mais o serviço.
Mudanças
Há outros pontos que passam por melhoria ou mudança na sinalização, como na saí-da do Conjunto Manoel Julião, sentido Isaura Parente, onde a Emurb fez o reordenamento da pavimentação e das calçadas e a Rbtrans deslocou o eixo da pista um pouco mais para a esquerda, o que vai permitir que dois carros possam ter acesso á saída para a Rua Isaura Parente ao mesmo tempo e com mais segurança. Outra alteração foi feita na confluência das ruas Otávio Rôla e Belém. Atualmente a preferencial é de quem vem da Rua Belém, o que em poucos dias será alterado e terá a preferencial os motoristas quem vêm do Conjunto Manoel Julião. A Rbtrans procede mudanças no semáforo e na sinalização horizontal e vertical. “Estamos instalando mais um grupo focal para tornar visível mais uma faixa para o condutor”, explicou Nélio.
Para Nélio Anastácio, uma mudança bastante significativa é a que está em andamento na Avenida Nações Unidas, na região do Pronto Socorro: o fluxo de carros passará até a Rua Hugo Carneiro, facilitando inclusive o acesso de ambulâncias ao hospital. (Ascom PMRB)