Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

União reconhece estado de emergência social e libera R$ 784 mil para o Acre

Haitianos 2004O Governo Federal não só reconheceu nesta semana o estado de emergência social decretado há 11 dias (desde 9 de abril), para Brasileia e Epitaciolândia, pelo governador Tião Viana, como já tomou providências imediatas. Além da força-tarefa que está no Estado desde o último final de semana, agora foi a vez do Acre ganhar dinheiro para ajudar os imigrantes do Haiti.

Em portaria publicada na edição desta sexta-feira, dia 19, do Diário Oficial da União (DOU), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, autorizou o repasse de R$ 784 mil para custear ajuda aos haitianos. Estas verbas federais serão utilizadas para garantir as devidas reformas para a melhoria das condições da casa que serve de abrigo para os haitianos, em Brasileia. Serão adquiridos quase mil colchões e mais de 10 tendas grandes para a casa de abrigo.

O dinheiro também servirá para oferecer melhores condições de higiene pessoal, limpeza comunitária e alimentação. A União estima um prazo para uso destas verbas de 6 meses. O seu repasse se dará para o Acre por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

O Governo Federal reconheceu o estado de emergência social principalmente em virtude das doenças infectocontagiosas encontradas nos haitianos. Após testes rápidos feito pelos governos estadual e Federal, constatou-se que muitos dos estrangeiros estão infectados com hepatite B, Aids e outras DST’s (doenças sexualmente transmissíveis). Além disso, eles estão sofrendo de infecções e disfunções gastrointestinais, por não estarem acostumados à comida e à água local.

Desde o início da força tarefa, as equipes multissetoriais da União já conseguiram regularizar a situação de mais de 1.300 haitianos (quase todos) no Acre. Mais de 1.050 já receberam carteira de trabalho do MTE e mais de 900 já tiraram CPF.

Ontem, mais de 1.100 haitianos ainda estavam no abrigo em Brasiléia, mas este número muda toda hora.

Sair da versão mobile