A briga entre índios das aldeias Coqueiro e Califórnia, da etnia Kulina, aconteceu no domingo, dia 30 de março, na aldeia Califórnia, localizada em Feijó. O desentendimento culminou com a morte de Francisco Kulina, 20 anos, e um ferimento grave em Josimar Kulina, 28 anos.
De acordo com informações, a briga começou após uma bebedeira entre os índios das 2 aldeias.
A Aldeia Califórnia fica em território de Feijó, distante cerca de 400 Km de Rio Branco.
Segundo informações, vá-rias pessoas participavam da bebedeira quando começou uma discussão entre Francisco, Josimar e outro índio conhecido por Budê. Este último morador da Aldeia Marinã. Armado de espingarda, ele desferiu tiros que atingiram Francisco e Josimar Kulina.
Na terça-feira, uma equipe do Helicóptero Comandante João Donato foi acionada para resgatar os 2 feridos. Mas, devido o mau tempo, a equipe não teve condições de posar a aeronave. Na manhã desta quinta, 4, a equipe voltou à Aldeia Califórnia. Mas ao chegar ao local, o índio Francisco Kulina já estava morto.
Josimar Kulina foi resgatado e encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco. Por volta das 13h, o helicóptero pousou no pátio do Quartel do 7º BEC, onde uma equipe do Samu aguardava para conduzir a vítima ao PS da Capital.
É o segundo caso de briga e morte – No final de outubro do ano passado, uma ‘bebedeira’ na Aldeia Califórnia, entre índios Kulinas, também culminou com a morte de 4 índios e ferimentos graves em 2 deles. O consumo de álcool e bebida feita pelos próprios ín-dios é a maior das causas das constantes brigas e mortes naquela região.