Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Índio morre em colisão contra avião em tribo próxima do Acre

Um índio de apenas 13 anos morreu atropelado por um avião monomotor da Empresa Tucano Táxi Aéreo, durante a decolagem, numa pista da aldeia Marubus, no Vale do Rio Javari, Sudoeste do Amazonas.

Segundo informa o G1 Acre, o acidente aconteceu na segunda-feira, 23. A reportagem informa que o adolescente, Jaquesson Alves, cruzou a pista no momento que a aeronave levantava voo, para Cruzeiro do Sul (cidade a 640 quilômetros de Rio Branco).  

Além de Alves, outros dois índios também correram para pista, no momento da decolagem, mas eles se abaixaram antes que a aeronave os atingisse, segundo integrantes da tribo.

O comandante da aeronave, Ludwig Barbary Pedroza, afirmou não ter visto a vítima. “Fomos surpreendidos pelo impacto. Eu não tive visualização de ninguém na pista”, relatou ao G1. O avião, um Embraer Sertanejo, imprimia velocidade de 120 km/h na hora do impacto, segundo o piloto.

A aeronave parou fora da pista completamente avariada. Os ocupantes do monomotor, entre eles os médicos Ricardo Afonso Ferreira, ortopedista e Paulo Junqueira de Melo, oftalmologista, nada sofreram. Eles foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea Brasileira na noite de segunda ainda, e levados para Cruzeiro do Sul.

Segundo informou a Secretaria Especial de Saúde Indígena ao G1, “os profissionais estão realizando um trabalho de triagem para a realização de um mutirão de cirurgias”.
Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram para o local, para apurar as causas do acidente.

Sair da versão mobile