Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Radares são atingidos por tiros em bairro na Capital

RadaressssDois dos radares eletrônicos instalados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) em Rio Branco, Capital do Acre, para tentar minimizar o número de acidentes no trânsito, foram alvo da ação de vândalos nos últimos dias. Os aparelhos que fazem o monitoramento da velocidades dos veículos na Rua Valdomiro Lopes, no bairro da Paz, foram atingidos por disparos de arma de fogo. Segundo informações de moradores da comunidade, o primeiro ataque aconteceu há cerca de dois meses e o segundo há aproximadamente duas semanas.

De acordo com o funcionário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da Paz, Francisco Marques Magalhães Neto, um vigia daquela unidade teria visto a ação dos responsáveis pela tentativa de destruição do patrimônio público.

“Ele contou que dois jovens, que aparentavam ter pouco mais de 20 anos, conduzindo um carro, seriam os autores do ato criminoso. Tudo aconteceu de madrugada, na última vez por volta das 5h. Dispararam quatro tiros. Primeiro contra o radar, que fica sentido bairro/Centro e o segundo no sentido Centro/bairro. A polícia nem chegou a ir ao local e os autores fugiram”, comenta.

Os moradores do bairro da Paz afirmam que só tomaram conhecimento do acontecido no dia seguinte ou dias depois. Dos quatro tiros disparados, pelo menos dois acertaram os equipamentos. Segundo a assessoria do Detran, apesar de atingidos, os aparelhos não sofreram avarias.

A engenheira de trânsito do Detran, Samara Ricarte, lamentou o ocorrido e fez um alerta sobre a função principal dos radares. “São lamentáveis condutas como essas, na qual cidadãos realizam esse tipo de depredação ao patrimônio público, principalmente porque a fiscalização eletrônica veio com o intuito de reduzir os índices de acidentes e trabalhar em prol da vida”, afirma. (Duaine Rodrigues, do G1/AC)

Sair da versão mobile