Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aníbal preside, no Senado, Colóquio Internacional sobre a Rio + 20

O senador Aníbal Diniz voltou a presidir integralmente mais uma sessão especial no plenário do Senado. Desta vez, o Colóquio Internacional sobre a Rio+20 e Biodiversidade para avaliar o documento ”O Futuro que Queremos”, que trata da nova ética ambiental. 

Na abertura do evento, realizado na tarde desta sexta-feira, 26, Aníbal saudou os expositores e destacou o que considerou de especial importância: “a necessidade de interconexão entre sociedade, educação, ciên-cia, economia e meio ambiente para um desenvolvimento sustentável”. 

Participaram do colóquio, representantes de entidades nacionais e internacionais ligadas à questão ambiental. 

O senador Aníbal Diniz destacou que os resultados da Conferência Rio+20, nas palavras do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, “são uma sólida fundação para o bem-estar social, econômico e ambiental”. 

Sublinhando que “o futuro que queremos passa, necessariamente, pela Educação”, o senador Aníbal considerou a ocasião oportuna para se fazer uma visita ao texto da UNESCO  sobre o assunto, que tem como título Educar para um Futuro Sustentável.

“Uma sociedade verde é uma sociedade educada em todas as suas dimensões. Investir em educação é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável. A educação detém a chave para a produtivi-dade e para o crescimento sustentável, além de melhorar os níveis de saúde e de nutrição, de renda e de meios de subsistência, criando uma condição ideal para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e as metas do Compromisso da Educação para Todos (EPT). Nenhum país jamais elevou seu nível de desenvolvimento humano sem constante investimento em educação”, ressaltou o senador, 

Rementendo-se ao trabalho desenvolvido no Acre, Aníbal lembrou que: “vale sempre reforçar que investir em Educação é investir na universalização do acesso, mas, sobretudo, na garantia da qualidade da Educação. É a garantia do acesso, permanência e o sucesso do aluno na escola, como fez a Secretaria de Educação do Governo do Acre, desde quando tinha como secretário o ex-governador Binho Marques, no governo Jorge Viana”, lembrou.

Aníbal Diniz considera que a qualidade, ou seja, a combinação do conteúdo da educação fornecida com a excelência dos professores, com as realizações reais e com o sucesso acadêmico dos estudantes, é tão importante quanto a quantidade. (Assessoria Parlamentar)

Sair da versão mobile