As declarações do deputado Gilberto Diniz (PTdoB) de que o Governo do Estado está fazendo promessas aos prefeitos com ‘dinheiro que não existe’, irritou o líder do governo no parlamento acreano, Astério Moreira (PEN).
Para Astério, a oposição é livre para manifestar seu pensamento e faz parte da democracia, porém, as críticas devem ser construtivas e propositivas e não ‘vazias sem argumentos contundentes’. Ele ressaltou que o governador Tião Viana não tem medido esforços, mesmo em momento de crise, para ajudar aos prefeitos acreanos sem distinção partidária.
“Reitero aqui o valor que a oposição tem para a democracia. O papel que ela exerce é fundamental. Mas nós defendemos um governo do povo, legítimo. Aproveito para rechaçar qualquer crítica que vem da oposição. O governo de Tião Viana tem sido um dos governos mais dinâmicos. Um estado que perdeu 15 milhões em repasses do FPE e mesmo assim continua apoiando as prefeituras”, pontuou o parlamentar.
Outro que manifestou apoio ao pronunciamento do deputado Astério Moreira, foi o deputado Walter Prado (PEN) que frisou que não há possibilidade dos recursos não chegarem até as prefeituras. “Não há uma forma de enganar os prefeitos. Os investimentos serão cumpridos no interior do Estado, isso é fato”, disse.
O deputado Eduardo Fa-rias (PCdoB) foi além e comparou a oposição acreana com o seriado americano “Todo Mundo Odeio o Cris”. Para a oposição perde quando não vê o que foi construído nos governos da Frente Popular. “A oposição está sofrendo da síndrome do Cris. ‘Todo Mundo Odeia o Cris’. Deputado, antes não tinha nem o que a oposição fiscalizar. Devemos reconhecer muitas coisas boas que foram feitas, seja na Saúde, na Educação, na infraestrutura”, salientou o parlamentar comunista.