O dia 1º de Maio é comemorado em vários países, inclusive o Brasil, como o Dia Internacional do Trabalhador. Em todos os cantos do país sindicatos e movimentos trabalhistas preparam homenagens e atos públicos. No Acre, o Partido dos Trabalhadores celebra a data com muitos motivos para comemorar, dentre eles o terceiro menor índice de desemprego do país.
De acordo com dados do IBGE, após 10 anos de governo petista os brasileiros têm motivos para comemorar o Dia do Trabalho. Desde 2003 foram criados 18,5 milhões de emprego com carteira assinada, a renda per capita subiu mais de 22%, o ganho real no poder de compra do salário mínimo também supera qualquer marca histórica e ultrapassa 70%. Outros dados que podem ser comemorados são as quedas na desigualdade de renda (11,4%), pobreza absoluta (37,3%) e desemprego (39%).
Para o presidente regional do PT, Léo de Brito, desde o início da gestão no governo federal o partido defende os interesses dos trabalhadores, principalmente os mais pobres. “Foram instaladas políticas públicas objetivando a diminuição das desigualdades sociais, criar novos postos de trabalho formais e uma melhor distribuição de renda no país, como resultado o desemprego diminuiu e o poder de compra do trabalhador aumentou”, disse Léo de Brito.
O menor índice de desemprego da história do Acre
Em tempos de nova economia e produção alavancada, o Acre comemora o Dia do Trabalhador como o terceiro menor índice de desemprego do Brasil, de acordo com a última edição da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio) organizada pelo IBGE, o Acre apresenta taxa de desemprego de 4,2%, bem abaixo da média brasileira (6,7%) e da média da região norte (7%).
Tais números refletem o grande esforço do governo estadual em criar oportunidades incentivando o empreendedorismo e novas atividades econômicas. São exemplos de sucesso os projetos de piscicultura, avicultura, produção de grãos e outros que ajudam a consolidar os índices positivos de geração de emprego e renda que devem melhorar ainda mais nos próximos anos.
“Não é a toa que alcançamos o terceiro menor índice de desemprego do Brasil, uma conquista fruto de muito esforço do governador Tião Viana, que lutou para viabilizar os grandes investimentos que vemos hoje, como as obras do programa Ruas do Povo e da Cidade do Povo”, destacou Léo de Brito.