Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão de Direitos Humanos da Aleac recebe moradores do Caladinho II

Comissão de Direitos Humanos da AleacA Comissão de Direitos Humanos da Aleac recebeu na manhã desta quinta-feira, 4, um grupo de pessoas que ocupou uma área de terra, próximo ao Caladinho, na região do Tancredo Neves, em Rio Branco. A comissão de moradores foi recepcionada pelo deputado Walter Prado (PEN), membro titular da CDH.

A problemática vem se arrastando há vários dias, porém, se agravou recentemente. Segundo os sem tetos, o movimento é pacífico, entretanto, a proprietária que se diz dona do imóvel tem ‘pressionado’ a saída deles da região sob a alegação de que o lote em questão tem documentação legal.

Tendo em vista o impasse, o deputado Walter Prado (PEN) disse que irá apresentar ao Governo do Estado uma Indicação Legislativa para que a força militar não seja utilizada no caso e sim representantes da área de assistência social.

“Farei uma indicação ao nobre governador, Tião Viana, que deverá tomar as providências para que suspenda a operação policial na região. Eles não oferecem risco, estão lá pacificamente e pedirei que ao invés da Polícia seja disponibilizado o pessoal da Secretaria de Estado de Assistência Social para que se faça um diagnóstico da situação e encaminhe essas famílias para os Programas de Habitação”, pontuou o parlamentar.

O representante dos moradores, Valdecir Alves, relatou que 132 famílias ocupam a área e que realmente há uma necessidade de um acompanhamento maior por parte do Executivo para que se evite um conflito entre os sem tetos e a proprietária do imóvel.

“Somos cidadãos de bem. Queremos apenas moradia. Pedimos também a sensibilidade das nossas autoridades para que nos apóie e façam uma classificação das pessoas que estão lá. O nosso objetivo é apenas ter um lugar para morar e criar nossos filhos”, ressaltou Alves.
Ainda de acordo com Prado, o problema é social e deve ser tratado como tal.

Sair da versão mobile