Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Delegados vão a Aleac pedir apoio para discutir a PEC 37 que tramita na Câmara Federal

 Deputados na Alea1204Contrários aos argumentos do Ministério Público Estadual, os delegados de Polícia Civil estiveram na manhã desta quinta-feira, 11, na Aleac, para buscar apoio junto aos parlamentares quanto à aprovação da PEC 37 que tramita em Brasília. 

Na oportunidade, estavam presentes o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias; o secretário adjunto, delegado André Monteiro e os delegados Alex Cavalcante e Rafael Pimentel.  Os representantes da Polícia Civil acreana apresentaram aos parlamentares a necessidade de restringir o poder de investigação somente às polícias, mas defenderam a igualdade das instituições.

 O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, disse é necessário ouvir os dois lados da história para que o assunto seja apresentado à sociedade de modo claro, permitindo a compreensão de todos para que não restem dúvidas quanto a matéria que tramita no Congresso Nacional.

“Acredito que não pode haver um debate sonoro. Estamos aqui para dar esse contraponto. Eu não penso que se retire aquilo que não tem. As polícias civis continuam fazendo o seu trabalho. Penso também que não é razoável o MPE promover a investigação, ao mesmo tempo em que acusa. Penso que é temerário quando ele passa a investigar”, salientou.

 Farias ressaltou a importância dos delegados na garantia dos direitos. Ele destacou que, no Acre, não se tem um impasse entre o MPE e a Polícia Civil e que ambos trabalham de forma harmoniosa.

“Os delegados são, também, guardiões dos direitos. Aqui no Acre essa questão é bem tranqüila. Não vejo razão para criarmos uma crise quanto a isso. O objetivo maior é fortalecer as instituições. Colocarmos as questões de forma transparente, com o espírito republicano”, disse o secretário.

 O deputado Walter Prado (PEN) frisou que do mesmo modo que a Aleac se dispões a receber os representantes do MPE e ouvi-los, os parlamentares também acreditam que é necessário fazer saber qual a posição da PC/AC quanto a PEC 37. “Estou propondo uma audiência pública com a Polícia Civil para discutir a PEC 37. Acredito que realizaremos na próxima sexta-feira, 19,”.

 O Ministério Público Estadual realiza hoje, 12, uma audiência pública no plenário da Aleac para tratar sobre a questão da PEC 37, que limita o poder de investigação dos MPs.

Sair da versão mobile