Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eduardo Farias defende concurso público para profissionais de Saúde Coletiva

eduardo091012Uma Indicação Legislativa, de autoria do deputado Eduardo Farias (PCdoB) foi apresentada à Mesa Diretora da Aleac, que envie ao Poder Executivo uma solicitação para que seja inserido no PCCR dos servidores da Saúde, o profissional formado em Saúde Coletiva.

De acordo com o parlamentar, esses profissionais devem ser inseridos nos quadros da Saúde do Estado, pois estão capacitados para desenvolverem ações que contemplem a gestão pública de saúde.

“O grande desafio da gestão pública e da saúde é a falta desse olhar macro sobre a área. Uma visão sistêmica. Acredito que esses profissionais estão preparados para isso”, pontuou o parlamentar sobre a primeira turma de Saúde Coletiva formada pela Ufac.

O deputado defendeu, ainda, a participação desses profissionais em concursos públicos que o Estado venha promover. Para ele, é necessário garantir a efetiva inserção para que tenhamos uma saúde mais próxima a atender os anseios da população. E destacou a importância do trabalho desempenhado pelos bacharéis em Saúde Coletiva.

“No que se refere ao trabalho a ser desenvolvido por esse profissional, está voltado para um conjunto de práticas estruturadas sobre o coletivo que o instiga a exercer funções de planejamento, programação, controle e avaliação”, enfatizou.

O deputado terminou sua justificativa dizendo a necessidade de conceder a estes profissionais a participação no PCCR do Estado.

“Portanto, e de suma importância e urgência a inserção destes profissionais no PCCR do Estado, pois prestam serviço de fundamental importância para a sociedade, desenvolvendo ações de planejamento, programação físico-financeira, gestão e avaliação de serviços”.

Sair da versão mobile